21 de junho de 2021 Atualizado 16:51

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Virando a Chave

O que torna uma pessoa vencedora

Se todos nós nascemos equipados da mesma capacidade, por que alguns triunfam, enquanto a maioria rasteja? Afinal, o que torna uma pessoa vencedora?

Por Ivan Maia

25 jan 2021 às 09:10 • Última atualização 25 jan 2021 às 09:17

No mundo existem pessoas perdedoras e vencedoras; os excelentes e os opacos; os que triunfam e os que fracassam. Mas qual a diferença principal entre esses tipos de pessoas? Se todos nós nascemos equipados da mesma capacidade, por que alguns triunfam, enquanto a maioria rasteja? Afinal, o que torna uma pessoa vencedora?

Primeiro é preciso deixar muito claro que a pessoa vencedora não precisa necessariamente obter um alto poder aquisitivo, pois, como escreveu Aristóteles: “O homem mais pobre do mundo é aquele que só tem dinheiro”.

O dinheiro é apenas uma das coisas que abrange as sete áreas da vida. Por exemplo, não adianta ter dinheiro e não ter saúde, ou não uma vida familiar saudável. Todas as áreas estão interligadas e precisam estar equilibradas entre si, para que não vire um efeito dominó e desmorone peça por peça.

Os irmãos

Havia dois irmãos que moravam em uma cidadezinha no interior. Um dia, eles resolveram ir para capital tentar novas oportunidades. Lá, eles arrumaram um emprego como faxineiros em uma fábrica de médio porte.

Ao passar dos anos a fábrica floresceu e se tornou uma empresa de grande porte. Depois de quatro anos que os irmãos trabalhavam lá, a empresa disponibilizou aos funcionários que não tinham completado o ensino médio, a oportunidade de voltar a estudar e completar os estudos.

Um dos irmãos imediatamente se matriculou e começou a estudar e em pouco tempo concluiu a etapa dos estudos. O outro disse que não tinha tempo porque sua vida era corrida. Com o passar do tempo abriu uma vaga para auxiliar administrativo e o que já tinha terminado o ensino médio se candidatou e conseguiu conquistar a vaga.

Com o passar do tempo, o irmão que se dedicou aos estudos e procurou crescer profissionalmente foi promovido para o alto escalão da empresa. Após 17 anos, em uma festa da empresa, o que se dedicou aos estudos se tornou o gerente de vendas nacional, e estava recebendo os agradecimentos durante a cerimônia. O outro irmão olhou e comentou para a pessoa ao lado: ele é meu irmão. Sempre teve mais sorte que eu.

Moral da história

Alguns podem dizer que é uma questão de sorte, mas não é. O que torna uma pessoa vencedora? Certamente passa longe de ser apenas sorte, mas, uma sucessão de acontecimentos e de oportunidades que a pessoa se dispõe para alcançar um objetivo.

A primeira atitude de pessoas vencedoras é que elas sempre estão de olho nas oportunidades e querem crescer. O primeiro traço do fracassado é não buscar melhorar. Tudo bem, é o direito dele, mas todo mundo só colhe aquilo que planta, então depois não adianta reclamar.

Todos nós em algum momento da vida podemos obter sucessos e fracassos, é uma questão relativa. Mas não pode ser determinante em nossa vida. Entretanto, é importante entender que existem diferenças das pessoas que atingem o sucesso profissional e aquelas que acabam se acomodando ou desistem no caminho.

Alguns dirão que é sorte

Os fracassados sempre inventam desculpas e invejam o que os outros com os seus esforços conquistaram. Você conhece a história de Aristóteles Onassis? Pesquise a história dele e veja como ele conseguiu transformar a sua vida e superar as dificuldades.

A pessoa vencedora não aceita ser menos que ela pode ser. No livro “Atitude mental positiva”, do autor Napoleão Hill, ele narra a história de um menino negro dos anos 50, que morava na roça. Um dia ele virou para mãe e perguntou:

— Mãe, por que nós somos pobres?

A mãe respondeu:

— Porque seu pai nunca pensou em ficar rico.

Essa resposta mudou toda a trajetória da vida dele. Leia o livro para saber o que diz a história. No meu canal no YouTube, procure por vídeos que falo de pessoas que devemos nos afastar. Porque não adianta conviver com pessoas negativas! Se você aceita viver no meio de perus, você não vai voar com águias.

Dica de ouro

Todos os dias leia histórias de pessoas que conseguiram superar algo na vida. Pesquisa na internet por Benjamin Franklin, Henry Ford, Nikola Tesla, Thomas Edison… são muitos nomes.

No Brasil temos o Antônio Ermírio de Moraes e Abilio Diniz, por exemplo. Essas são pessoas vencedoras que possuem uma história de superação e que tiveram suas vidas transformadas pelo esforço e pela dedicação.

Você deve conhecer alguém, ou pode ser essa pessoa que está lendo este texto. Nós precisamos inspirar as pessoas, especialmente nessa época que vivemos. É importante ressaltar que cada pessoa é única, portanto, não existem barreiras para que você torne uma pessoa vencedora.

Um grande abraço!

Ivan Maia @ivanmaiaoficial

Ivan Maia

Ivan Maia é treinador emocional, estrategista empresarial, NLP Practiotiiner, palestrante, conferencista e escritor de livros. Ele tem mais de 3 milhões de alunos treinados em mais de 25 países.