24 de junho de 2021 Atualizado 18:35

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Virando a Chave

O que define a quantidade de dinheiro que você ganha?

O mundo está cheio de problemas e precisa de pessoas dispostas a encontrar soluções, portanto: quanto vale a sua habilidade?

Por Ivan Maia

07 jun 2021 às 09:41

O que você sabe sobre prosperidade financeira? O que lhe ensinaram sobre como ganhar dinheiro? Infelizmente, a maioria das pessoas possui um conceito distorcido sobre sua capacidade de ganhar dinheiro e muitas vezes são movidos pela crença, paradigmas que as impedem de atingir os objetivos.

O que define a quantidade de dinheiro que você ganha na vida é a quantidade de soluções que você encontra para os problemas. O mundo está cheio de problemas e precisa de pessoas dispostas a encontrar soluções. Por exemplo, um médico resolve um tipo de problema e ganha para resolver.

Portanto, quanto vale a sua habilidade? Um pedreiro, um jardineiro, um prestador de serviço, cada um recebe uma quantia referente à sua habilidade e seria injusto um médico receber a mesma quantia que outras pessoas, até pelo fato de que há certas profissões que dependem de um tempo maior de estudo e pesquisa. Não há discriminação por isso, apenas distinção de problemas para serem solucionados.

Alguém um dia disse: “Que tal colocar a borracha na ponta do lápis?” A criatividade muitas vezes significa criar algo que já existe ou fazer uma remodelagem. Como o mundo evoluiria se não existisse a criatividade? Se não fosse a pessoa inventar a copiadora, nós estaríamos utilizando até hoje o mimeógrafo. Há soluções simples e são elas que geralmente nos trazem os resultados.

O que é um emprego? É uma troca de soluções por um valor previamente contratado. Ou seja, você é empresário e precisa da mão de obra que eu tenho para lhe oferecer em troca de uma remuneração. Mas quando você para de resolver o problema, o que acontece? Algumas vezes você vira o problema! Nas empresas existem basicamente dois tipos de pessoas: os que resolvem os problemas e os que fazem parte dele.

Neste sentido, vale ressaltar que há nas empresas alguns perfis de pessoas que deixam os empresários de cabelo branco. Existem pessoas problemáticas e as que têm problemas. Aos problemáticos só há uma solução, que é a demissão. O problemático não tem problema, ele é um problema.

Não seja o problema, mas seja a solução. Não traga negatividade, discordância sem sentido, falta de comprometimento, isso o deixará cada vez menos atrativo para ser contratado. O mundo está cheio de problemas e precisa de pessoas que possam ajudar a resolver os desafios encontrados. Então, esteja sempre atualizado, desenvolva suas habilidades, encontre seu objetivo de vida e nunca pare de aprender, pois a pior coisa é a acomodação.

Ivan Maia

Ivan Maia é treinador emocional, estrategista empresarial, NLP Practiotiiner, palestrante, conferencista e escritor de livros. Ele tem mais de 3 milhões de alunos treinados em mais de 25 países.