24 de abril de 2024 Atualizado 10:09

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Presença Digital

O poder de uma boa história

Saber contar histórias é uma habilidade incrivelmente valiosa para você utilizar como ferramenta de marketing

Por Ronnye Freitas e Ricardo Forti

19 de novembro de 2021, às 07h23

“Aqueles que contam histórias dominam o mundo”
Platão

Desde muito pequenos ficamos encantados com uma boa história. Quem não se lembra dos contos de fadas e fábulas que nossos pais e professores contavam? Algumas delas até hoje nunca saíram da nossa mente.

Contar histórias é uma forma de arte tão antiga quanto o tempo e tem um lugar em todas as culturas e sociedades. As histórias são uma linguagem que todos, independentemente da língua, nacionalidade ou cultura, conseguem entender a mensagem comunicada. As histórias estimulam a imaginação, a paixão e criam um senso de comunidade entre as pessoas.

Contar uma história é como pintar uma imagem com palavras e, embora todos possam contar uma história, certas pessoas aprimoram suas habilidades e se tornam contadores de histórias em nome de sua empresa, marca ou negócio. Por isso, saber contar histórias é uma habilidade incrivelmente valiosa para você utilizar como ferramenta de marketing.

A seguir, destacamos algumas vantagens de você usar utilizar uma boa história para o marketing da sua empresa:

Elas nos inspiram

As histórias nos tornam mais humanos e o mesmo vale para as marcas. Quando as marcas se tornam transparentes, realistas e autênticas, isso ajuda os consumidores a se conectarem com elas e também com as pessoas por trás delas.

Dessa forma, criar uma narrativa em torno de sua marca ou produto não apenas os humaniza, mas aumenta o poder de gerar negócios, inspirando seus consumidores e agregando mais valor para sua empresa.

Histórias unem as pessoas

Como já foi dito, as histórias são uma espécie de linguagem universal. Todos nós entendemos e nos identificamos com a história do herói, daquele que dá a volta por cima, e das pessoas que, sem esperar nada em troca, se doam às outras.

Através de boas histórias, nós sentimos emoções e podemos compartilhar sentimentos de alegria, esperança, tristeza, raiva, surpresa, entre outros.

Quando uma marca ou empresa utiliza dessa técnica em sua comunicação, o potencial cliente tem uma maior chance de se sentir conectado com a empresa e com seus valores e ideias.

Elas simplificam mensagens complexas

Contar histórias é uma das melhores formas de aumentar a lembrança de uma marca perante seus consumidores, uma vez que elas ajudam a solidificar conceitos abstratos e simplificar mensagens complexas.

No caso da comunicação de uma empresa, as histórias podem ajudar a fazer com que um produto ou serviço, mesmo que complexo ou com muitos detalhes,  possam ser conhecidos e desejados pelos seus potenciais clientes de forma muito mais fácil.

Elas ajudam a vender o “seu peixe”

Todo bom vendedor é também um bom contador de histórias. E as empresas podem, através das redes sociais, utilizarem desse mesmo recurso para potencializar a venda de seus produtos ou serviços.

Ao apresentar seu produto ou serviço através de uma narrativa, você tem a chance de prender a atenção de seu possível cliente de uma forma muito mais eficiente e isso aumenta drasticamente a chance de uma venda acontecer.

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana