23 de novembro de 2020 Atualizado 14:59

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Editorial

O novo prefeito

Por Redação

16 nov 2020 às 09:03

Em uma das corridas eleitorais mais disputadas dos últimos anos, Americana escolheu neste domingo Chico Sardelli (PV) como prefeito da cidade pelos próximos quatro anos. O candidato bateu dois jovens adversários, Maria Giovana (PDT) e Rafael Macris (PSDB), que investiram quantias enormes de recursos financeiros nas campanhas.

Velho conhecido da política americanense, Chico, que foi deputado por cinco vezes, terá a missão de continuar um processo de recuperação de Americana, uma cidade que, nesta década, sofreu com os erros de uma gestão problemática.

Ao assumir o governo em 2015, após a cassação de Diego De Nadai, o empresário Omar Najar (MDB) conseguiu colocar a casa em ordem. Da cidade que enfrentava uma calamidade pública, o atual prefeito tornou-a administrável e capaz de retomar os investimentos.

O cenário que Chico deverá encontrar a partir de 1º de janeiro, entretanto, está longe de ser o sonhado por qualquer gestor. As dificuldades do município são grandes. Uma delas exigirá do novo prefeito um empenho especial.

Os problemas no abastecimento de água, uma das principais pautas desta eleição, precisam, indiscutivelmente, estar entre as prioridades da administração. Da mesma forma, o novo governo deverá lidar com o desafio da prefeitura de suprir sua carência de recursos humanos em setores diversos, como saúde e educação.

Chico deverá formar um governo capaz de lidar com os desafios do município, algo que exigirá, uma grande capacidade técnica. O novo prefeito também terá que lidar com as pendências judiciais que arrasta. O processo que enfrenta por conta das acusações da delação da CCR lhe custará explicações à Justiça e à comunidade que o terá como líder.

O voto democrático dos moradores de Americana coloca nas mãos de um político experiente o comando do município. Que ele use toda a bagagem política para um único objetivo: fazer Americana crescer.

O Liberal

Neste blog você encontra a opinião do Grupo Liberal de Comunicação, por meio dos textos editoriais publicados na edição impressa.