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O mercado de vizinhança cresce
Por Marcos Blanche
01 de agosto de 2024, às 09h05
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Quando analisamos tendências do varejo e consumo, muitas pesquisas fazem um paralelo entre as vendas online e presenciais, mas existem particularidades. Com as pessoas buscando a cada dia mais comodidade, qualidade de vida e com muitos trabalhando, ao menos parcialmente, a partir de casa, existe atualmente uma mudança significativa no perfil do consumidor. É nesse movimento que se multiplicam, por exemplo, os strip malls, empreendimentos que fortalecem o comércio de vizinhança.
O modelo de negócio que funciona em espaços pequenos e locais estratégicos possibilita captar maior atenção do cliente, que acaba atraído pelas vitrines posicionadas de modo a dar maior visibilidade, com facilidade para estacionar e com resolução ágil de seus problemas rotineiros. No caminho para casa ou para o trabalho, esse fácil acesso a serviços, retirada de itens ou encomenda de refeições favorece até mesmo uma pausa para um café.
Um estudo realizado pela Kantar Worldpanel, em dez países da América Latina, incluindo o Brasil, apontou que 68% dos latinos fazem suas compras perto de casa. Analisando apenas os consumidores brasileiros, este número chega a 77% segundo pesquisa realizada recentemente pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).
A maior parte desses comércios de vizinhança é pensada a partir de projetos constituídos de áreas amplas e verdes. Essa preocupação vai ao encontro do que a OMS (Organização Mundial da Saúde) indicou ao publicar que construções são responsáveis por cerca de 13% dos fatores que impactam a saúde das pessoas. Com essa mudança de hábitos, a tendência é que o mercado de vizinhança se consolide como um modelo viável para os novos perfis de consumidores. Q
Marcos Blanche
Sócio da BP Real Estate Pro, gestora e desenvolvedora de negócios imobiliários
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