Editorial
Novo estágio
Por Da Redação
28 de maio de 2020, às 08h41
Link da matéria: https://liberal.com.br/colunas-e-blogs/novo-estagio/
Pode ter pego muita gente de surpresa a ampla flexibilização das restrições por conta do novo coronavírus (Covid-19) que o governador João Doria anunciou nesta quarta-feira. O discurso do governo seguia na linha de duros alertas para a situação e de cobranças, principalmente, por índices de isolamento social mínimo, por exemplo.
Com isso, cidades como Americana e Santa Bárbara d’Oeste, que passaram a ignorar a recomendação do comitê de saúde do Estado e já voltavam a uma vida praticamente normal pelas ruas, pareciam estar longe de figurar em alguma etapa breve de reabertura. Mas, a partir da próxima segunda-feira, lojas do comércio de rua e shoppings centers já poderão voltar a funcionar nas duas cidades.
A decisão do governo levou em consideração a divisão de regiões do Estado em fases, baseadas em critérios como taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivas para pacientes com coronavírus e o número de novas internações. O avanço para fases menos restritas poderá ocorrer após 14 dias se os indicadores permanecerem estáveis. Já a regressão pode ocorrer em sete dias. A medida é um alento para muita gente, mas não pode ser vista como passe livre para a volta à rotina. O vírus continua em circulação e os casos e mortes continuam crescendo.
A promoção da conscientização deve, ainda mais, ser uma tarefa do poder público, especialmente das prefeituras que terão um papel mais autônomo na flexibilização de restrições e mais importante ainda na fiscalização, já que a circulação tende a aumentar. Da mesma forma, as orientações e critérios, sob diretrizes do Estado ou dos governos municipais, precisam ficar claros para os gestores de setores aptos a funcionarem. É um grande passo. Veremos quais serão os resultados.
Neste blog, você encontra a opinião do Grupo Liberal por meio dos textos editoriais. Há mais de 70 anos, no coração e no espírito, compromisso com a verdade.