10 de maio de 2021 Atualizado 22:43

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Nossos amigos ao longo da vida

Por Katya Forti

16 abr 2021 às 07:38

Ao longo da vida cumprimos etapas. Desde a concepção no ventre materno até o adeus final. E neste longo intervalo de ocorrências e momentos, eis que nos encontramos, despidos de todas as vaidades, em busca de seguir a nossa verdadeira essência.

A cada descoberta que se faz, em cada uma das etapas que se vive, contamos com os amigos. Pessoas das quais nos aproximamos e que desde o primeiro instante de sua aparição nos tornaram mais fortalecidos.

Quando chegamos ao término do primeiro grau, geralmente nos abate uma tristeza muito grande por saber que no ano seguinte cada um vai para uma escola diferente, e os laços da amizade que foram criados serão rompidos.

Por tomarmos cada um de nós caminhos diferentes, isto em geral ocorre. Mas levamos conosco a lembrança daqueles por quem tecemos gratidão e afeto. E assim sucessivamente, até a fase adulta.

O tempo passa. A vida segue e em nosso coração ainda repousa o mesmo carinho por aqueles que nos foram tão importantes. O rosto embora sulcado não impede que esbocemos um sorriso.

E quão imensa a alegria de um encontro inesperado com tais pessoas depois de muitos anos. Retorna em nossa tela mental as imagens de tudo aquilo que se viveu. Voltamos no tempo e atualizamos as ocorrências que marcaram nossas vidas.

São encontros na maioria das vezes repletos de riso farto e ternas recordações. E muita felicidade pelo êxito e progresso mútuos. E não há nada mais prazeroso do que um longo e caloroso abraço no reencontro.
É uma energia que nos abastece profundamente, devolvendo ao íntimo a mesma sensação de segurança que a presença de um amigo de infância e colégio nos proporcionava. Amigos são carinhosos. Sinceros. São verdadeiros. Amigos são pra sempre.

Katya Forti é pedagoga e autora

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos, com 1.800 caracteres (já contando os espaços), para o e-mail opiniao@liberal.com.br.