23 de julho de 2024 Atualizado 00:07

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Nome do docinho do brigadeiro

Por Carlos Roberto Bertollo

24 de outubro de 2023, às 08h41

Dedico este artigo a todos os aviadores civis e militares, em especial ao saudoso amigo comandante José Hass de Azevedo, a toda a equipe da Esquadrilha da Fumaça, aos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, “Pai da Aviação” e “Patrono da Aeronáutica Brasileira”. Aproveito para cumprimentar o estimado amigo Reginaldo Gonçalves e a estimada filha Karina Aparecida Baron Bertollo, por mais um aniversário.

Vale lembrar que há 117 anos houve um acontecimento histórico no Campo de Bagatelle, na França. Diante de milhares de testemunhas, Comissão do Aeroclube da França, fotógrafos e da Companhia Cinematográfica Pathé, Santos Dumont pilotando o 14 Bis alçou um voo. Foram 60 metros de extensão e três metros de altura.

Em tributo à memória do grande cientista, o 23 de outubro é consagrado “Dia da FAB e do Aviador”. Grande personalidade da aeronáutica militar brasileira foi o marechal do ar Eduardo Gomes, “Patrono da Força Aérea Brasileira”, homenageado e tema desta crônica.

Ele foi o primeiro comandante do Grupo Misto de Aviação, criado no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, em maio de 1931. Foi esse seleto grupo de aviadores que realizou o voo pioneiro da primeira linha aérea do Correio Aéreo Militar, dando origem ao atual CAN (Correio Aéreo Nacional).

Eduardo Gomes foi ainda ministro da Aeronáutica nos governos de João Café Filho e Castelo Branco. Terminada a Segunda Guerra Mundial, em 1945, ele disputou a Presidência da República. Como era muito querido pelas mulheres de sua época, a doceira carioca Heloisa Nabuco de Oliveira criou o docinho do brigadeiro feito de leite condensado, chocolate em pó granulado para cobertura, e manteiga. O doce era vendido para arrecadar fundos da campanha. Ele perdeu a eleição, mas o docinho criado se tornou uma paixão nacional. 

Carlos Roberto Bertollo
Estudioso da lenda de Ícaro e criador de réplicas de aeronaves

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.