29 de março de 2024 Atualizado 08:51

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Editorial

No HM, problemas continuam

Referência, o HM precisa de um urgente esforço para que as cenas vistas não se tornem rotina ou afetem os atendimentos

Por Redação

31 de outubro de 2021, às 10h40

Novamente, o LIBERAL destacou em edição na última semana a situação complicada do Pronto-Socorro do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana. Assim como na semana anterior, a reportagem do jornal foi procurada por pacientes que relataram com fotos e vídeos a presença de pessoas em macas pelos corredores e até na recepção.

Outra situação apontada neste mesmo contexto, desta vez por servidores, diz respeito ao número de profissionais que estão atendendo na unidade, especialmente o de enfermeiros. Na edição deste sábado, o LIBERAL trouxe informação do Coren (Conselho Regional de Enfermagem) de São Paulo em que a entidade afirma ter notificado as autoridades de saúde do município quanto ao déficit de profissionais há três meses, em julho. Em comentário sobre o assunto, o prefeito Chico Sardelli (PV) disse ter ciência do problema e afirmou que a prefeitura contratará enfermeiros. O hospital municipal diz que deve atender à demanda do Coren e iniciar nesta semana a contratação por meio de uma empresa terceirizada. Quanto à questão da presença de pacientes em macas pelos corredores, a administração atribui a situação no PS a uma reforma realizada em uma das alas do hospital, que, segundo a prefeitura, “estão em ritmo acelerado e em novembro deverão ser entregues”.

Referência no atendimento para uma grande parte da população de Americana, o HM precisa ter atenção especial da administração, que deve prezar pela qualidade e segurança do serviço prestado por ali. Cenas como as reportadas pelo LIBERAL não podem e não devem se tornar comuns à rotina do hospital. É necessário um urgente esforço para que este cenário problemático, ainda que aparentemente pontual, não se reflita em precariedade no atendimento ou em aversão ou temor da população. Espera-se que haja uma solução célere.

O Liberal

Neste blog, você encontra a opinião do Grupo Liberal por meio dos textos editoriais. Há mais de 70 anos, no coração e no espírito, compromisso com a verdade.