12 de julho de 2024 Atualizado 14:19

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Editorial

Muralha contra o crime

A tecnologia é, hoje, uma grande aliada das forças de segurança não apenas para se investigar os crimes depois que eles ocorrem, mas, especialmente, para preveni-los

Por Redação

07 de julho de 2024, às 09h07

Foi-se o tempo em que combater a criminalidade era colocar mais policiais e viaturas nas ruas, demonstrando a presença estatal e um poderio capaz de fazer frente a quem quisesse atentar contra a paz do cidadão. A tecnologia é, hoje, uma grande aliada das forças de segurança não apenas para se investigar os crimes depois que eles ocorrem, mas, especialmente, para preveni-los.

Em Americana, um projeto da Gama (Guarda Municipal de Americana), chamado “Muralha Digital”, está cercando a cidade com o monitoramento por câmeras. São mais de 200 equipamentos instalados em todas as entradas e saídas do município. A tecnologia implantada permite que se reconheça a placa de um veículo suspeito.

Na prática, se o seu carro for roubado, você pode ter uma grande chance de recuperá-lo se o sistema da Gama estiver ciente da ocorrência. Se o veículo passar por alguma das câmeras, um alerta se fará soar e, aí, cabe aos patrulheiros das ruas fazer a abordagem.

Em grande escala, como é o projeto de Americana, a presença do videomonitoramento é capaz de impor a presença estatal que não seria possível com guardas e policiais nas ruas. Mas é preciso integração e cooperação entre as forças para que os benefícios sejam amplos.

Inaugurada na última semana, a Central de Inteligência e Segurança da Gama será a responsável por acompanhar os múltiplos olhos vigilantes sobre as ruas da cidade. Sem o poder de investigação, poderá o sistema, cada vez mais, servir de fonte de informação para os inquéritos policiais.

Em uma cidade que, historicamente, sofre com os furtos e roubos de veículos, espera-se que a Muralha Digital, em sua máxima eficiência, seja capaz de mitigar tal erva daninha que é o custoso delito – a proprietários e seguradoras. Tendo sucesso ainda em derrubar outros índices criminais, deveria servir de exemplo para municípios vizinhos, que podem, consequentemente, sentir a migração dos criminosos que não terão espaço em Americana. É esperar pra ver.

O Liberal

Neste blog, você encontra a opinião do Grupo Liberal por meio dos textos editoriais. Há mais de 70 anos, no coração e no espírito, compromisso com a verdade.