Blog da Eclética - por Jucimara Lima
Minha Santa Bárbara querida!
Por Jucimara Lima
03 dez 2020 às 10:12
Link da matéria: https://liberal.com.br/colunas-e-blogs/minha-santa-barbara-querida/
Nesta sexta-feira, Santa Bárbara d’Oeste comemora 202 anos de fundação. Dona de uma história incrível, a cidade fundada por uma mulher e de onde saiu o primeiro carro produzido nacionalmente é feita principalmente de um povo trabalhador, hospitaleiro, que ama e valoriza suas belezas, batalhas e glórias!
Como forma de homenagem para a cidade, palco da Matriz de Santa Bárbara, do Esporte Clube Barbarense, da Praça Coronel Luiz Alves, do Teatro Municipal Manoel Lyra, do time União Agrícola Barbarense, da Fundação Romi, da Avenida Monte Castelo, da Estação Ferroviária, de tantos parques, praças e outros pontos turísticos e culturais, decidimos aproveitar a edição de hoje para resgatar as memórias de sua gente.
Uma cidade é feita de território, mas principalmente de pessoas que constroem suas vidas em sua terra, tenha ou não nascido nela. Faço parte de Santa Bárbara porque vivi nessa cidade durante quase 20 anos. Por isso, ela também faz parte de mim.
Sendo assim, do fundo do coração, parabenizo todos os barbarenses pelos 202 anos de história e faço questão de ressaltar: é muito bonito que mesmo com o progresso e a modernidade, a maioria de vocês nunca deixou de valorizar suas tradições. Tenho orgulho de ser um pouco barbarense, e os nossos convidados da coluna de hoje são bons representantes da categoria.
Na década de 20, os saudosos Ferdinando Mollon e Amabile Zambolin, ao lado de Fernando Mollon Filho e outros membros dessa tradicional família barbarense, na casa deles Em 1969, Bachin Jr, no Desfile de Moda Infantil na antiga Sede Centro do Esporte Clube Barbarense. Ao fundo uma das organizadoras, senhora Geralda Pizani Dori Siqueira entre a mãe Teresa Tangerino e a tia de coração Eva, na lateral da antiga Câmara, onde hoje é a Biblioteca Municipal Em 1978, Cláudia Trochmann, aos 15 anos, acompanhada de sua mãe Maria Cecília Valente Sarmento e do sobrinho Erickson Valente, na Antiga Praça Central, hoje Praça Coronel Luiz Alves Andréa Ometo, no Parque do União Agrícola Barbarense, 1973 Em 1990, Erika Franchi de Arruda, na Festa das Nações, representando o Hawaii, no evento realizado no Centro Social Urbano Os irmãos, Maria Eunice A.Gonçalves Martins, Zeca Gonçalves, Ana Rosa A.Gonçalves Nogueira e Antonio Carlos A. Gonçalves Filho, no parque do Clube de Campo na Romi, final da década de 70 Fernando Romi Zanatta e Marco Antonio Zanatta, em setembro de 2016, na comemoração dos 60 anos da Romi-Isetta No Réveillon de 1999, Marcio Varella e a então namorada Junia, com quem hoje já tem 16 anos de casado Ericka Vitta, na Festa Confederada de 2017 Na Praça Central, em 2008, José Benedito Varela (agachado e de chapéu), então secretário de Cultura, na entrega da reforma do monumento de D. Margarida da Graça Martins, feito para abrigar seus restos mortais Clarice Baruque Dodson e Charles Keese Dodson, em dia 18 de julho de 1943, no dia do casamento no civil Luís Eduardo Ramos e Kátia Cristina Ramos Leite, na Escola Sementinha, em 1981 Na década de 70, Maria Tereza Barbosa Ometto, observando a filha Claudia Maria Ometto e o sobrinho César Pires Barbosa brincarem na Rua Santa Bárbara com o carrinho que ele ganhou do Toddy Lineu José Gomes Trochmann e Rose May Dodson, no casamento realizado em 19 de dezembro de 1964, na chácara da família onde hoje é o Parque Taene Vainer João Penatti (à direita), em 1988, na abertura pública da II Romiarte, na Casa do Artista Antonio Duarte Foto: Cedoc/Fundação Romi
Blog da colunista social do LIBERAL, Jucimara Lima, com notícias e informações sobre Americana e região!