12 de junho de 2021 Atualizado 21:25

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Editorial

Meio ambiente: um tema indispensável

Há uma aversão social a ser consciente de que as ações que praticamos em nosso dia a dia, por menores que sejam, causam impactos ao meio ambiente

Por Redação

05 jun 2021 às 08:13

Diferente de assuntos como a saúde, educação, segurança e economia, falar sobre meio ambiente e o que fazer para melhorá-lo dificilmente é um tema dos mais debatidos. Há uma aversão social a manter-se informado e consciente de que as ações que praticamos em nosso dia a dia, por menores que sejam, são causadoras de impactos gigantescos no espaço em que convivemos.

Foi pensando nisso que, ao colocar o tema em pauta, o LIBERAL buscou destacar neste suplemento especial publicado neste 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, exatamente a rotina consciente de pessoas comuns, cujas pequenas ações contribuem para a preservação ambiental – ou, no mínimo, para evitar ampliar sua degradação.

Em quatro páginas, a reportagem assinada por Isabella Holouka traz relatos de personagens locais, de Americana e região, que, em seus cotidianos, lembram-se de colocar em prática tarefas como destinar corretamente o lixo doméstico, consumir alimentos orgânicos ou evitar ser mais um motorista nas ruas distribuindo gás carbônico pelo escapamento.

Os relatos quase banais dos personagens mostram o quanto as ações que reduzem impactos negativos ao meio ambiente são possíveis de serem tomadas por pessoas comuns, sem necessidade de investimentos financeiros ou grande dedicação e tempo na rotina bastante atribulada de muitos. Trata-se de um recado de que, com pequenas atitudes, é possível colaborar para melhorar a qualidade do espaço em que vivemos.

Se por um lado as mínimas decisões que tomamos no dia a dia podem ser capazes, se aderidas pela comunidade, de influenciar em impactos positivos para o meio ambiente, por outro, é de se destacar também a dedicação dos que tentam fazer algo maior, um projeto de vida, em prol da conscientização por um mundo melhor.

É assim que se molda a história de uma startup de Santa Bárbara d’Oeste que busca evitar o descarte de alimentos em boas condições. A Restin, que existe desde o ano passado, conecta quem tenha alimentos excedentes a quem ainda pode aproveitá-lo. E num formato sustentável financeiramente.

Vasto e dinâmico, o tema meio ambiente é muito mais do que ensinar que lixo se joga no lixo. A conscientização passa, especialmente, pelos bons exemplos, algo que este suplemento propõe que o leitor conheça e, ao final, saia convencido de que precisamos fazer a nossa parte.

O Liberal

Neste blog você encontra a opinião do Grupo Liberal de Comunicação, por meio dos textos editoriais publicados na edição impressa.