Editorial
Mais zelo com a história
Trabalho de entidades como a Pró-Memória e a Fundação Romi não parece ser a regra Brasil afora
Por Redação
28 de julho de 2024, às 11h03
Link da matéria: https://liberal.com.br/colunas-e-blogs/mais-zelo-com-a-historia/
Em comemoração ao aniversário de 156 anos de Sumaré, o LIBERAL trouxe na edição da última quinta-feira a história da Associação Pró-Memória. A entidade, criada há 20 anos, é uma guardiã da jornada da cidade. Em um acervo abrigado em um prédio histórico da região central estão centenas de milhares de documentos que ajudam a entender de onde Sumaré partiu e como chegou até aqui. Bairro a bairro, pessoa por pessoa.
Conforme contaram os responsáveis ao repórter Gabriel Pitor, há um grande esforço de quem preza por manter a entidade – e a história de Sumaré – viva. Sem grandes apoios financeiros, trata-se de uma missão praticamente movida pela paixão. E, claro, pela compreensão de como é importante se entender o passado de uma comunidade.
📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
Na região, além de Sumaré, Santa Bárbara d’Oeste é outra privilegiada pelos esforços em prol da história do município. Mantido pela Fundação Romi, vinculado a uma das maiores indústrias barbarenses, o Centro de Documentação Histórica da entidade, ou Cedoc, é uma referência quando se busca conhecer o passado da cidade. Tem um vasto acervo sob cuidados técnicos e profissionais que permitem vida longa a documentos, fotografias e outros registros.
Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!
Por outro lado, é uma pena que o mesmo não se vê em Americana. Hoje, revisitar a rica e interessante história da cidade é missão complexa. Acervo público praticamente não há. Tampouco existem iniciativas particulares de se organizar o passado americanense. As buscas se dão em arquivos como os do próprio LIBERAL, por exemplo, ou em documentações da câmara e os pouquíssimos livros já escritos sobre o município.
De fato, o trabalho de entidades como a Pró-Memória e a Fundação Romi não parece ser a regra Brasil afora. Mas, em Americana, era algo que poderia ser motivo de maior dedicação. Seja por meio do incentivo e liderança do Poder Público, seja por meio das muitas empresas do município, a história da cidade deveria ter o seu devido apreço e espaço.
Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!
Neste blog, você encontra a opinião do Grupo Liberal por meio dos textos editoriais. Há mais de 70 anos, no coração e no espírito, compromisso com a verdade.