26 de outubro de 2021 Atualizado 20:32

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Editorial

Mais ônibus

Anunciada em agosto, a ampliação da frota de ônibus do transporte público em Americana continua no papel; é preciso recompor o serviço

Por Redação

12 set 2021 às 08:04

Em 18 de agosto, a Prefeitura de Americana havia informado ao LIBERAL que, com o fim das restrições de horários e a liberação do funcionamento total dos estabelecimentos comerciais, a frota de ônibus do transporte urbano municipal seria reforçada. A expectativa era de que na semana seguinte o número de ônibus circulando pelas ruas de Americana aumentaria dos atuais 38 para 58.

A manchete do LIBERAL deste sábado, entretanto, deixa bem claro que a medida ficou no papel. Usuários do transporte continuam a conviver com a demora das linhas. A redução da frota era justificada quando da restrição das atividades por conta da pandemia, mas, agora, com tudo funcionando normalmente, só parece servir de economia para a Sancetur, em detrimento do que merece o usuário.

Neste imbróglio, que mostra falta de pulso do governo sobre o assunto, há de se fazer um parêntese. Custou ao LIBERAL conseguir informação precisa junto ao secretário-adjunto Pedro Peol, a autoridade de trânsito do município, de que o aumento da frota não havia saído como divulgado.

A reportagem questionou o secretário, por meio da assessoria de imprensa, por dois dias. Diante de uma resposta lacônica na noite de sexta-feira, a repórter Ana Carolina Leal insistiu em contatar Peol por telefone. O secretário, informado do que se tratava, se recusou a comentar a situação, apelando para que a repórter se contentasse com o atendimento via assessoria, de quem veio outra nota que fugia dos questionamentos iniciais do LIBERAL, mas que ao menos confirmava que a ampliação não se concretizara.

Quanto à frota, é preciso que seja recomposta para que haja um serviço digno. Quanto a Peol, além de resolver a situação, deveria ter consigo que o cargo que ocupa lhe exige prestação de contas e transparência, e não evasivas que tentam dificultar o acesso à informação da população.

O Liberal

Neste blog, você encontra a opinião do Grupo Liberal por meio dos textos editoriais. Há mais de 60 anos, no espírito e no coração, compromisso com a verdade.