14 de julho de 2024 Atualizado 16:16

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Livros são para todas as crianças

Por Luiz Carlos Amorim

05 de março de 2024, às 09h36 • Última atualização em 05 de março de 2024, às 09h47

Falava, recentemente, com um amigo sobre leitura para crianças desde a mais tenra idade, o que me fez lembrar de um post de uma amiga, no Facebook, há algum tempo, que me chamou a atenção. Ela sugeriu, que em qualquer data festiva ou comemorativa, déssemos livros de presente para nossos pequenos.

Acho muito boa a ideia, pois sempre defendi que, para incutir o gosto pela leitura em nossas crianças, devemos fazê-las conviver com livros desde quando ainda são muito pequenos, desde muito cedo, desde muito antes de aprenderem a ler. A importância dos livros infantis na luta para que nossas crianças adquiram o hábito da leitura é fundamental. Até aqueles que não têm texto, que apresentam só ilustrações tem um papel importantíssimo, pois é manuseando, é folheando. A curiosidade pelo que eles podem conter vai ser despertada. E a família tem a missão de ajudar nessa iniciação, revelando toda a magia que um livro pode conter, contando a história e ajudando o filho, neto, sobrinho.

Então, podemos dar um brinquedo, em algumas datas, é claro, desde que ele não lembre nenhuma arma. Complementemos o nosso presente com a dádiva de um livro, que pode representar um futuro melhor para a criança.

Temos o Dia da Criança, o Dia do Livro, o Dia Nacional da Leitura, o Natal, os aniversários, muitas oportunidades para presentear com o que quisermos e com livros. Precisamos aproveitar as oportunidades, qual seja de presentear com leitura, reunindo criança e livro. Tudo a ver com dar livro de presente para crianças, desde a sua mais tenra idade.

Então, pais, filhos, irmãos, tios, avós, vamos dar livros de presente para nossas crianças. E se os presenteados não souberem ler, sejam vocês contadores de histórias, recriando com eles a história que o livro contém. O resultado é incomensurável.

Luiz Carlos Amorim
Escritor, editor e revisor

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.