29 de março de 2024 Atualizado 10:41

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Livro sobre o Guia do Divórcio

Por José Odécio de Camargo Junior

29 de abril de 2022, às 08h45

Resolvi escrever um livro e já tenho o título: vai se chamar Guia do Divórcio. Calma, não será um manual de como se divorciar, mas vou relatar justamente a fase árdua do caminho até a separação conjugal.

Por força da minha profissão já realizei dezenas de divórcios e, particularmente, não creio que seja a melhor solução para a quebra do regime conjugal. É claro que existem exceções. No direito avaliamos cada caso, motivações e circunstâncias. No entanto, a separação ou o divórcio é sempre um processo traumático, e digo isso sem exageros.

O Brasil contabilizou, em 2021, o maior número de divórcios desde 2015. Foram 80.573 separações oficializadas em cartórios, o que corresponde a um aumento de 3,95% em relação a 2020. Os dados são do Colégio Notarial do Brasil.

Mais do que uma decisão entre marido e mulher, o rompimento de um relacionamento conjugal reflete em consequências sociais. Não é bom para ninguém, nem para o casal em si e nem para os filhos.

Já existem pesquisas que confirmam: a separação dos pais causa reflexos negativos aos aspectos cognitivos, emocionais e sociais dos filhos em idade escolar. Então, a solução é esperar as crianças crescerem para amenizar o impacto? Nem sempre. A quebra do convívio com pai e mãe pode sim causar traumas em qualquer fase da vida, podendo influenciar até mesmo na vida amorosa da próxima geração.

No Guia do Divórcio vou relatar quais são os maiores problemas que os casais carregam até chegar ao divórcio. E quer saber? Sou casado há mais de 30 anos e por experiência digo que a maioria desses problemas poderia ser resolvida e evitada. Parece simples se divorciar e é. Basta uma escritura no cartório de notas e está feito. Porém, a semente da discórdia foi plantada. Quer conhecer seu esposo ou sua esposa? Peça o divórcio, pois assim você vai descobrir com quem se casou! Mas agora vamos deixar esse assunto para o livro. Aguardem!

José Odécio de Camargo Junior é advogado.

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.