27 de fevereiro de 2021 Atualizado 20:39

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Pelas Páginas da Literatura

Seis dicas práticas para ler mais em 2021

Ler mais é uma das principais resoluções de ano novo de muita gente

Por Marina Zanaki

17 fev 2021 às 08:49 • Última atualização 17 fev 2021 às 08:52

Ler mais em 2021 provavelmente está na lista de metas do ano de muita gente. No ano passado, bati meu recorde pessoal de livros lidos em um ano, e listei algumas dicas que me ajudaram (mesmo que sem querer) a ampliar a leitura. Espero que ajudem!

Ler mais geralmente é um objetivo que está na lista de metas do ano de muita gente – Foto: Imagem de Andrey Cojocaru por Pixabay

Tenha sempre um livro à mão: sabe o momento que você saca o celular porque não tem o que fazer a não ser esperar? Se tiver um livro perto, vai ser possível aproveitar para ler nesse tempo que seria perdido em uma fila ou na recepção de um consultório.

Invista em um leitor digital: se está disposto a gastar com a compra de livros, considere um leitor digital. Além do próprio fato de ter gastado dinheiro com o equipamento funcionar como um bom incentivo para ler, os livros digitais são bem mais baratos do que os físicos. Existem também muitos livros gratuitos em domínio público. A médio prazo, o aparelho acaba se pagando.

Participe de leituras coletivas: entre em um clube de leitura, acompanhe leituras coletivas de booktubers, combine de ler o mesmo livro com um amigo. A leitura é uma atividade solitária, mas o leitor não precisa ser!

Leia mais de um livro ao mesmo tempo: essa dica tem benefícios para a memória e para a concentração. Outro resultado acaba sendo ampliar a leitura, já que você não enjoa do livro porque tem o outro para “descansar”, e vice-versa.

Faça da leitura um hábito: uma dica para conseguir criar o hábito da leitura é ter horários específicos dedicados para essa atividade (meia hora antes de dormir, por exemplo). Outra ideia é associá-lo com coisas positivas, criando um ritual. A hora de ler pode ser, por exemplo, o momento de comer um doce ou tomar sol no quintal.

Consuma conteúdo sobre livros: depois de estabelecer o hábito, talvez seja a dica mais importante! Dessa forma, você se mantém estimulado a conhecer novos livros, e a lista de livros aguardando a leitura vai aumentar, o que pode ajudar a te manter motivado. Acredito que melhor forma de alimentar a bagagem literária e conhecer novos livros é consumindo conteúdo sobre o tema. E vale tudo, seja vídeo, textos ou podcasts sobre literatura.

Por fim, vale ponderar que a leitura deve ser um prazer, e não uma obrigação. Ao invés de quantidade, priorize qualidade – e entenda o que é importante na leitura para você.

Marina Zanaki

Repórter do LIBERAL, a jornalista Marina Zanaki é aficionada pela literatura e discutirá, neste blog, temas relacionados ao universo literário.