18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Editorial

Limpeza na represa

Por Redação

24 de setembro de 2020, às 13h42

Um procedimento inédito está em curso na Represa do Salto Grande, em Americana, para tentar conter a proliferação dos aguapés. Conforme o LIBERAL noticiou nesta quarta-feira, a CPFL Renováveis deu início ao chamado deplecionamento, nome técnico para a redução do nível das águas da represa.

O objetivo da ação, que começou na terça, é reduzir o volume de água no reservatório para que as plantas aquáticas fiquem mais expostas ao ar e à irradiação solar. Sem contato com a água, ocorreria a desidratação das plantas e a redução da ocupação no espelho d’água.

A presença dos aguapés sempre foi um termômetro para medir a poluição nas águas do que fora, outrora, um cartão-postal de Americana, frequentado por banhistas, inclusive. Nos últimos anos, o crescimento foi significativo e despertou para ações mais incisivas. O despejo de poluentes, entretanto, é uma triste e não solucionada realidade.

A alternativa considerada mais eficiente passa pela melhora no saneamento básico de municípios que são banhados pela Salto Grande. Segundo o Ministério Público, 11 das 18 cidades que são parte de um acordo de preservação da represa continuam a lançar poluentes nas águas.

As tentativas de limpeza já passaram por medidas diversas, como a retirada mecânica dos aguapés. A nova ação da CPFL é mais uma alternativa a um problema que deveria ser solucionado pelos órgãos públicos, a partir da melhoria do tratamento e do despejo de esgoto.

Enquanto isso não ocorre – e as eleições poderiam colocar em pauta essa demanda junto aos envolvidos na preservação da represa –, ações como as promovidas pela CPFL “enxugam gelo”, em tentativa de minimizar os danos e degradação ambiental do local. O empenho de agentes públicos continua sendo fundamental, mas, ao que parece, está longe de atender às necessidades.

O Liberal

Neste blog, você encontra a opinião do Grupo Liberal por meio dos textos editoriais. Há mais de 70 anos, no coração e no espírito, compromisso com a verdade.