24 de abril de 2024 Atualizado 19:16

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cotidiano & Existência

Lições

Por Gisela Breno

13 de julho de 2021, às 14h48

Manhã de um domingo de julho em Montevidéu. Pernas exaustas, olhos extasiados pela riqueza da famosa “Feria de Tristan Narvaja considerada uma das maiores e mais importantes feiras de rua da América do Sul que funciona desde 1909.

À procura de um espaço para provar um chivito, o famoso lanche típico do Uruguai ,encontro um pequeno e acolhedor restaurante com mesinhas na calçada, tendo à frente uma praça perfumada pelo som de um dedilhado no violão.

De repente vejo uma senhora muito mas muito simples, com um gorro rosa e cinza, tendo em uma das mãos um pau feito cajado e na outra uma garrafinha de água se sentar com dificuldades em um dos bancos da praça.

Linda e magicamente ela começa a acompanhar a música, dedilhando na extremidade do banco, em perfeita sincronia com o moço que ternamente conduz o violão que repousa em seus braços.

Certamente essa mulher, invisível para tantos passantes, tinha a música, a sensibilidade gravadas em sua alma.

Seus dedos, suas mãos embora calejados, memorizaram as sinfonias executadas pela vida.

Não consegui ver seu rosto pois se manteve o tempo todo de cabeça baixa envolvida pelas músicas de seu piano.

Suas roupas, seus sapatos não estavam de maneira alguma adequados a sua apresentação mas as valiosas lições que aquela majestosa senhorinha me ensinou ecoam e reverberam em meu ser para sempre

Gisela Breno

Professora, Gisela Breno é graduada em Biologia na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e fez mestrado em Educação no Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo). A professora lecionou por pelo menos 30 anos.