07 de março de 2021 Atualizado 20:39

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Pelas Páginas da Literatura

Leitores: onde estão?

No Dia do Leitor, comemorado nesta quinta-feira, veja formas de compartilhar a leitura com outras pessoas que também gostam de ler

Por Marina Zanaki

07 jan 2021 às 19:15 • Última atualização 07 jan 2021 às 19:27

Hoje é comemorado o Dia do Leitor, esse ser que adora praticar uma atividade que é essencialmente solitária. Ao sentar para ler um livro, você passa um período ocupado dentro da sua cabeça e sem interagir com ninguém. Existe até a imagem popular do leitor em sua torre de marfim, isolado do mundo enquanto se dedica aos livros. Mas eu acredito que isso não corresponde à realidade.

Quando acaba de ler um livro, qual a primeira coisa que você faz: uma reflexão sobre a obra, adiciona o título à lista de lidos e parte para a próxima leitura, ou procura conteúdo sobre ele na internet?

Arrisco dizer que a última opção é a mais comum, tanto por uma vontade legítima de enriquecer a leitura feita, quando para se ter a sensação de que a leitura foi compartilhada.

A leitura é um ato solidário, mas o mundo literário não. Ao contrário do que o senso comum nos conta, muita gente gosta de ler. A pesquisa do Retratos da Leitura no Brasil trouxe queda no número de leitores na última edição, mas ainda assim somos 100 milhões de pessoas!

Onde todos esses leitores estão? Abaixo, listei formas de encontrá-los. Com a pandemia, muitas opções estão restritas, mas outras se expandiram pelos meios virtuais.

  • Participe de clubes de leitura: nesses grupos, os participantes combinam qual livro vão ler e se reúnem para comentá-lo. Com a pandemia, as reuniões presenciais deixaram de acontecer, mas os clubes virtuais possibilitam encontrar leitores de diferentes cidades do país mobilizados em torno de um livro. Ouvir como foi a leitura de outras pessoas, comparar opiniões e fazer novas reflexões é uma experiência enriquecedora – além de te proporcionar contato com outros leitores. Dica: Leia Mulheres Americana e o Casa Rocha 259.
  • Acompanhe leituras conjuntas de booktubers: Acho que vídeos sobre livros dão uma grande sensação de compartilhar a leitura, até pela empatia que se estabelece ao ver uma pessoa falando em vídeo; recentemente, muitos canais de literatura têm realizado leituras conjuntas, onde uma grande comunidade lê uma mesma obra seguindo um cronograma. O booktuber realiza lives comentando os trechos lidos e os seguidores participam por meio da caixa de comentários. Apesar de nunca ter participado ativamente de nenhuma leitura conjunta, já assisti a algumas lives, e acho que o compartilhamento se intensifica por meio dessa experiência. Dica: canais Ler antes de morrer e Literature-se
  • Faça parte de clubes de assinaturas de livros: Muitas editoras estão lançando clubes de assinaturas nos quais o leitor paga um valor fixo para receber um livro surpresa todo o mês. O legal da proposta é que muita gente está recebendo esse livro ao mesmo, que geralmente é inédito no país ou então estava fora de catálogo, e a obra entra no radar de leitura de várias pessoas. Muitos clubes também contam com comunidades em redes sociais e grupos, aproximando leitores. Dica: TAG experiências literárias e Intrínsecos
  • Ouça podcasts de literatura: O podcast já é uma grande companhia em momentos de solidão. Um podcast sobre literatura cumpre essa função duplamente! Além de toda a proximidade que os podcasts geram, com a sensação de quase estar “conversando” com alguém, eles também incentivam a participação dos ouvintes. Mesmo que seja de forma apenas passiva, ouvir podcasts de literatura pode ser uma boa maneira de fazer amigos literários. Dica: Podcast 30 minutos e History of Literature (em inglês)

Depois da pandemia
Por fim, para encontrar pessoas que gostam de livros, frequente bibliotecas, livrarias, lançamentos de livros e feiras literárias. O mundo literário é bem agitado, cheio de eventos e conta com muita participação de pessoas. Todo mundo que lê gosta de conversar sobre os livros que leu e descobrir novas obras!

Marina Zanaki

Repórter do LIBERAL, a jornalista Marina Zanaki é aficionada pela literatura e discutirá, neste blog, temas relacionados ao universo literário.