18 de janeiro de 2021 Atualizado 22:42

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Pelas Páginas da Literatura

Lançamento 2020: A Vida Mentirosa dos Adultos, por Elena Ferrante

Lançado no Brasil em setembro, obra consegue harmonizar uma trama novelesca e cheia de reviravoltas com uma escrita profunda

Por Marina Zanaki

11 nov 2020 às 14:27

O ano de 2020 trouxe aos fãs de Elena Ferrante um novo livro da italiana. Lançado no Brasil em setembro, A Vida Mentirosa dos Adultos é mais uma obra incrível da escritora.

Na história, conhecemos Giovanna, filha de um casal de intelectuais que mora na parte alta de Nápoles. A vida da jovem e as certezas sobre si mesma são abaladas quando ela escuta uma conversa que não deveria. O pai sussurra que Giovanna está cada vez mais parecida com Vitória, uma irmã que ele rejeita e com quem cortou relações.

A Vida Mentirosa dos Adultos: nova obra de Elena Ferrante – Foto: Divulgação

Abalada com a comparação, Giovanna vai atrás dessa tia para entender no que essa mulher se parece com ela – ou, quem sabe, como sua própria transformação em uma mulher adulta poderá ser. Esse contato com a parente vai desencadear um furacão na vida da família, tirando de debaixo do tapete vários segredos.

Mais uma vez, Elena Ferrante consegue harmonizar uma trama novelesca e cheia de reviravoltas com uma escrita profunda, tocando em pontos sensíveis da natureza humana.

A autora conta sobre a vida mentirosa dos adultos pelo ponto de vista de uma adolescente e toca em muitas verdades que até então o leitor só conseguia intuir. Nas páginas do livro, é como se sentimentos profundos que marcaram a passagem da nossa infância para adolescência e o estranhamento com a vida adulta fossem nomeados, descritos, expostos.

É desconfortável ver tantas verdades incômodas, muitas delas já enterradas no nosso próprio passado. Ao mesmo tempo, é uma experiência acolhedora ver que alguns sentimentos e sensações são universais – ou, no mínimo, foram intuídos por uma autora que mora em outro continente e viveu sua adolescência há décadas atrás.

Se você já faz parte do “fã-clube” de Elena Ferrante, vai encontrá-la em ótima forma nesse livro, revisitando e ressignificando temas que são do universo da autora. Apesar de perder um pouco de ritmo nas partes finais, a obra tem fôlego.

Quem ainda não conhece a autora tem no livro uma boa sugestão para se aventurar pelo universo napolitano.

Marina Zanaki

Repórter do LIBERAL, a jornalista Marina Zanaki é aficionada pela literatura e discutirá, neste blog, temas relacionados ao universo literário.