16 de julho de 2024 Atualizado 08:40

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Intensidade nos propulsiona

Por Celso Gagliardo

18 de julho de 2023, às 11h15 • Última atualização em 18 de julho de 2023, às 11h16

O raro leitor, como diz aquele cronista hipócrita – sabe que nossa vida é feita de escolhas. Imaginava que podemos acelerar ou não, isto é, dar a temperatura em tudo o que fazemos e decidimos conforme nossa conveniência. Com o passar do tempo, após tantas experiências vividas, penso que o sucesso depende muito da intensidade que colocamos.

O morno é cômodo, mas não ajuda na obtenção de melhores resultados. O jovem que planeja sua carreira, que inicia uma vida em nível técnico ou superior tem escolhas a fazer. Levar o curso “de boa”, tirando as notas necessárias para conclusão, ou ficar entre os melhores, se dedicando com afinco para, depois, sair na frente no mercado de trabalho.

O trabalhador acomodado, que faz o mínimo para não ser desligado, sobrevive. Mas em geral não é promovido e fica estagnado. O outro perfil, aquele que entrega sempre um pouco mais, tem iniciativa, participa, assume mais riscos, tende a crescer e ter mais recompensas, ascendendo profissionalmente.

Vemos muitos profissionais com vasta experiência e à beira da aposentadoria pensando em desacelerar, reduzir a intensidade de seu labor e prestar serviços esporadicamente. A ideia é boa, racional, mas será que terá sucesso? Ou na letargia vai se reduzindo e parando de vez?

No mundo do empreendedorismo, também. Ou a gente se aquieta com a situação correndo risco de ser superado, ou vai atrás de modernização. Em suma, sentimos que o sucesso conspira a favor de quem se organiza, planeja, tem agenda e finca o pé em busca de resultados desafiadores.

O lado ruim disso tudo é o estresse. A gente vive sob pressão exercida por nós mesmos muitas vezes. A família sofre. Há pessoas nalgumas atividades que conseguem aliar vida pessoal e profissional com qualidade e equilíbrio. Quase sempre bom resultado exige inspiração e sobretudo transpiração! Q

Celso Gagliardo
Profissional de Recursos Humanos

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.