17 de junho de 2021 Atualizado 00:01

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Virando a Chave

Frases que destroem a sua vida

Lembre-se: palavras criam pensamentos, pensamentos criam sentimentos, sentimentos geram comportamentos, comportamentos trazem resultados

Por Ivan Maia

24 Maio 2021 às 13:16

Quais são as palavras que destroem sua vida? Quais os provérbios, ditados ou frases destrutivas que fazem parte do seu vocabulário no dia a dia? Você sabia que a maioria das pessoas destrói a vida com as próprias palavras? Saiba quais são essas frases tóxicas e se você faz uso delas.

Lembre-se: palavras criam pensamentos, pensamentos criam sentimentos, sentimentos geram comportamentos, comportamentos trazem resultados. Isso se chama lei da transformação. Por isso, tudo o que você lê, ouve, canta, repete, assiste, define seus pensamentos. E é ele que define seus sentimentos, que gera uma energia poderosa que cria e replica, enquanto o universo multiplica. Inveja vai para quem tem inveja, ódio para quem tem ódio e, assim, sucessivamente.

A primeira frase é “macaco que muito pula quer chumbo”. Quando eu era mais novo, gostava muito de mudar de emprego, sempre fui dinâmico e inquieto, por isso ouvia essa frase da minha mãe. É claro que ela não falava por mal, a intenção dela era boa, mas com essa frase ela queria dizer que eu devia ficar mais tempo no emprego.

Mas se o macaco quando muito pula quer chumbo, o que acontece se ficar parado? Alguém poderá atirar mais chumbo nele! Nunca liguei para essas frases que não acrescentavam em nada, mas os pais devem tomar cuidado com o que dizem aos filhos, mesmo que seja para o bem, devemos ter cautela com as palavras.

Outra frase que deve ser excluída de sua vida é: “pau que nasce torto morre torto”. Essa frase remete a pessoa ao fracasso. A mensagem por trás desse provérbio é a de pessoas que se paralisam diante de situações, assumem uma postura passiva e acabam se prejudicando e aos que estão ao redor.

A frase desmotivadora “filho de peixe peixinho é” quer dizer que você assume características e comportamentos bons e ruins de seus pais. Isso é uma mentira, pois existem ótimos pais que fizeram o melhor para os filhos, mas geraram pessoas ruins para a sociedade. O mesmo acontece ao contrário, quando filhos maravilhosos vieram de pais que não tinham o melhor para doar.

Uma frase bem comum é: “quem nasceu para lagartixa nunca vai chegar a jacaré”. Isso quer dizer que quem nasceu pobre vai morrer pobre. É lamentável saber que existem pessoas com esses pensamentos e que abrem a boca para falar tamanha besteira. A prosperidade nunca alcança pessoas que falam essas frases.

“Não lembro nem o que comi ontem no almoço” é uma frase muito comum. Mas o que as pessoas não sabem é que elas estão se subestimando falando isso. Não se subestime, pare de se sabotar! Ao dizer essa frase seu cérebro entende que você tem a memória fraca e, logo, não consegue desempenhar com maestria as atividades. Já pensou o quanto isso é prejudicial? Livre-se o mais rápido possível dessa frase destruidora.

Abandone também a frase: “quem nasceu para tostão nunca vai chegar a vintém”. Apesar de ser uma frase antiga ela perdura até hoje. A grande boiada é assim, nem atualizam a moeda, então cuidado que novamente a prosperidade não chega nem perto de quem pensa dessa forma.

São tantas frases e ditados ruins que este texto não teria fim se continuasse a escrever. Nós devemos mudar nossa forma de pensar. Alguns vão dizer que não passam de frases, mas isso é muito sério, não interessa se você fala só da boca para fora, o seu cérebro não entende assim.

O seu consciente manda ordens para o seu subconsciente, que apenas acata essas informações e as coloca em prática. Palavras, quando ditas ou pensadas, sejam boas ruins, determinam a direção que você está seguindo. Portanto, livre-se delas imediatamente e comece a fazer o contrário. Substitua-as, por exemplo, por essas: “Você pode ser aquilo que escolher”; “Não importa quem seu pai foi, nada tira a honra dele”; “Vá atrás de seus sonhos, tudo é possível àquele que crê”; “A fé remove montanhas, eu quero, eu posso eu consigo”.

Ivan Maia

Ivan Maia é treinador emocional, estrategista empresarial, NLP Practiotiiner, palestrante, conferencista e escritor de livros. Ele tem mais de 3 milhões de alunos treinados em mais de 25 países.