30 de novembro de 2020 Atualizado 15:16

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Blog da Eclética - por Jucimara Lima

Fotografia: a arte de registrar a vida!

Por Jucimara Lima

12 nov 2020 às 20:24

Se você acha difícil imaginar uma vida sem poder registrar cada segundo através das lentes de um celular, saiba que a bem pouco tempo atrás, fazer um “retrato” era um verdadeiro acontecimento na vida das pessoas, inclusive, um ato que exigia grande preparação.
Reunir a família para registrar o momento era quase como um dia de festa. Escolhia-se a melhor roupa, ajeitava-se o cabelo, enfim. Estar bem alinhado era uma necessidade, afinal, o momento era praticamente solene e, acredite: nem todo mundo tinha a chance de passar por isso!
Fotos em estúdio, fotos em cima do burrinho (essa é clássica) ou foto de todos sentados no sofá da sala. Quantas lembranças desse tempo tão istante e, ao mesmo tempo, tão próximo.
Para a Eclética publicada no nosso impresso de hoje, pedimos aos leitores para que enviassem esses tipos de retratos mais elaborados. Veio muito clique carregado de histórias, como a de Rita Andrade, que deu um depoimento curioso, contanto que o fato da casa dela ter escada despertava nos conhecidos a ideia de aproveitar o cenário para fazer uma foto.
Outra curiosidade interessante é que as pessoas tinham o hábito de anotar a data do registro atrás da foto, uma maneira encontrada para nunca esquecer a data em que ela foi feita, considerando que não havia a facilidade que temos hoje, onde a foto digital armazena nome do fotógrafo, tamanho da imagem e até o horário que foi produzida. Confira nossa galeria de fotos, repleta de saudade.

Jucimara Lima

Blog da colunista social do LIBERAL, Jucimara Lima, com notícias e informações sobre Americana e região!