25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Falta de projetos trava o Brasil

Por Vanderlei Macris

19 de julho de 2022, às 06h18

Chegamos ao 11º aumento seguido da taxa de juros. Selic está em 13,25%. É o maior patamar desde 2016, e o Copom diz “antever” novo avanço dos juros na próxima reunião em agosto.

Como bem colocou o Estadão: É a crise real que o Paulo Guedes ignora. Acrescento: o presidente da República também! Mas os brasileiros a vivenciam a todo instante.

Juros emperram a economia! Deixa o crédito mais caro e em dificuldades financeiras e desindustrialização. A população tem sentido grave aumento do custo de vida. O percentual mais representativo é no trabalho informal, que registra mais de 40% de elevação. Mas é primordial o emprego com carteira assinada para a recuperação!

Na eleição em 2018, questionado sobre as medidas para a economia, caso eleito, Jair Bolsonaro dizia não saber, mas que seu ministro Paulo Guedes tinha experiência. Três anos e meio depois temos a certeza que presidente e ministro não sabem o que estão fazendo.

Outros países emergentes crescem e o Brasil não! É o emprego formal que estabelece garantia ao trabalhador, bem como segurança e estimula o consumo e a aquisição de bens. Bolsonaro decretou a redução do IPI. A ação é eleitoreira, tanto que a Procuradoria Eleitoral pediu esclarecimentos.

A medida é absorvida pelas empresas e não tem efeito sobre a inflação. Consumidores pagam caro por qualquer item. Quanto aos combustíveis, mesmo a União recebendo R$ 70 bilhões da Petrobras, o ministro de Minas e Energia disse que o governo não um fundo para conter os aumentos.

Precisamos ter ação eficiente do Planalto, especialmente nas reformas tributária e administrativa. Reduzir o peso dos impostos e da máquina pública e possibilitar que haja investimento, geração de renda e desenvolvimento!

Vanderlei Macris é deputado federal pelo PSDB.

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.