29 de novembro de 2020 Atualizado 19:59

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Artigos de leitores

Falando de oportunidades

Por Katya Forti

16 nov 2020 às 09:04

Por diversas vezes ao longo da vida, já ouvimos dizer que não devemos perder as oportunidades, pois delas resultam experiências plenas de significado. Eis aí notável sabedoria. Quantos são os relatos de pessoas que tiveram o início de uma história em comum, a partir de uma oportunidade que não deixaram escapar.

E muitas vezes, em se tratando de relacionamentos, o primeiro passo, de um dos lados, é o decisivo para que momentos mágicos aconteçam.

Porém, esse olhar além do horizonte, esse dom natural, é algo que nem todos são capazes de vislumbrar. Para as nossas reflexões, segue resumidamente, a relevante fábula do surfista.

“Um surfista estava louco pelas ondas. Ele era consciente de que devia usar a inteligência para escolher a onda certa. Além disso, o surfista se deixava levar por seu instinto e seu coração. Cada vez que uma onda se aproximava, ele sabia, de maneira natural, se era a que deveria subir ou não.

Sendo assim, sem pensar muito, o surfista foi para o mar. Era um dia em que o mar estava agitado e as ondas batiam com violência contra a praia.
As ondas passavam constantemente em sua frente, mas sabia que não eram as suas. Resolveu esperar. Olhava o panorama. Observava os outros que assim como ele, subiam nas ondas.

E foi assim que chegou a grande onda. Ele a viu chegando de longe. Sabia que era o momento.

Se preparou e subiu na grande onda como nunca havia sido capaz antes. Desfrutou de cada instante durante aquela maravilhosa jornada para finalmente, acabar nas margens da praia com um sorriso de felicidade. Voltaria, mas com uma nova experiência em sua bagagem emocional. Cada vez mais sábio, paciente e conhecedor do mundo”.

Katya Forti é pedagoga e escritora

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos, com 1.800 caracteres (já contando os espaços), para o e-mail opiniao@liberal.com.br.