25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Fakenews: refletir antes de compartilhar

Por Roger Willians

07 de junho de 2020, às 07h00 • Última atualização em 08 de junho de 2020, às 07h53

Uma pesquisa divulgada recentemente pela empresa de cibersegurança Kaspersky apontou que, no Brasil, 60% da população não reconhece uma notícia falsa. As fakenews são propagadas com grande poder de alcance pela internet. Foram responsáveis, por exemplo, para a disseminação de informações equivocadas sobre vacinas, o que levou ao ressurgimento de doenças consideradas controladas no planeta, como o sarampo.

Em tempos de pandemia, segundo a Fundação Oswaldo Cruz, a disseminação de notícias falsas prejudicou o isolamento social. Em alerta sobre o assunto, as próprias redes sociais têm excluído, quando reconhecidas, publicações sobre fakenews. O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, citou a exclusão de uma notícia falsa publicada pelo presidente Jair Bolsonaro, argumentando que a plataforma tem trabalhado para combater este problema não importa quem publique.

Nesta toada, o STF (Supremo Tribunal Federal) investiga publicações em massa de fakenews e ameaças à corte, no chamado “Inquérito das Fakenews”. Dada a proporção do problema, concomitante a isso, caminhamos para as eleições municipais e será muito importante a vigilância do próprio eleitor com relação às fakenews. No processo eleitoral, notícias fakes tomam proporções gigantescas e podem definir os rumos da sociedade.

Em vista disso, é preciso ter cautela com os piratas da internet que, à sombra do anonimato, utilizam da web para prejudicar pessoas com mentira, com o intuito de confundir em benefício próprio. Impedir o surgimento das notícias falsas num ambiente tão amplo e independente como a internet é impossível, por tanto, cabe aos internautas sempre checar a fonte e dar o benefício da dúvida, antes de compartilhar. Podemos ser propagadores ou não das fakenews. Qual caminho você está seguindo nas redes?

* Roger Willians é vice-prefeito de Americana.

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.