20 de abril de 2021 Atualizado 11:09

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Estúdio 52

‘Sombra e Ossos’: conheça a série que estreia dia 23 na Netflix

Baseada no primeiro livro da trilogia Grisha, série explora um mundo tomado pela guerra, magia e criaturas mortais

Por Luciano Bianco

08 abr 2021 às 19:36 • Última atualização 08 abr 2021 às 19:42

Cada vez mais as plataformas de streaming vêm apostando nas adaptações de livros, games ou histórias em quadrinhos. Foi assim com “The Umbrella Academy”, “The Witcher”, “Locke & Key” e, mais recentemente, com a série “Fate: A Saga Winx”. Com um público já cativo, o investimento não é apenas um tiro no escuro, pois já traz na bagagem o sucesso da obra, como é o caso da série “Sombra e Ossos”, que estreia dia 23 deste mês na Netflix.

Com mais de 2,5 milhões de livros vendidos em todo o mundo, a obra da israelita Leigh Bardugo é a nova aposta da Netflix. Com apenas oito episódios, a série promete ampliar seu número de fãs e até uma nova edição dos livros foi impressa com a expectativa de atrair novos leitores com a produção.

Apesar de contar com um elenco pouco conhecido (apenas Ben Barnes trabalhou em grandes produções como “Narnia”, “Punisher” e “Westworld”), a série carrega nomes de peso por trás das câmeras. A adaptação é produzida por Shawn Levy, de “Stranger Things”, dirigida por Edgar Wright, de “Scott Pilgrim Contra o Mundo” e tem como showrunner Eric Heisserer, responsável pelos roteiros de “Bird Box” e “A Chegada”.

Estes ficam responsáveis por recriar o “Universo Grisha” de Bardugo, que consiste em sete livros: “Sombra e Ossos”, “Sol e Tormenta” e “Ruína e Ascensão”, que fazem parte da trilogia Grisha e carro chefe da obra; “Sangue e Mentiras” e “Vingança e Redenção”, que fazem parte da duologia “Six of Crows; e por fim “King of Scars” e “Rule of Wolves”. Sendo ás duas duologias spin-offs da trilogia.

E o trabalho não será fácil, uma vez que a primeira temporada aborda tanto o primeiro livro da trilogia, como o spin-off “Six of Crows”.

Nova série da Netflix estreia no dia 23 de abril – Foto: DAVID APPLEBY – NETFLIX

A série

“Sombra e Ossos” conta a história de Alina Starcov (Jessie Mei Li), uma órfã da guerra de Ravka que cresceu em um orfanato junto do seu melhor amigo Malyen Oretsev (Archie Renaux), por quem tem também uma queda.

Vistos como pessoas comuns (ambos foram testados quando criança), eles entraram para o exército de Ravka com pouca expectativa de crescimento, mas isso tudo muda quando precisam atravessar a dobra das sombras.

Também conhecido como “Não Mar”, o lugar é uma anomalia habitada por criaturas terríveis conhecidas como volkras que se alimentam de seres humanos e seria prontamente evitado, se não fosse o fato dele ficar literalmente no meio entre a civilização e as cidades portuárias. Ou seja, mesmo correndo riscos, é imprescindível cruzar o espaço tomado pelas sombras, caso queiram sobreviver, uma vez que necessitam do comércio para isso.

Durante essa travessia que precisam fazer, Alina vê Mal ser atacado brutalmente pelos volkras e isso desperta nela um poder que até então era desconhecido. O poder da luz, algo raro e extremamente necessário para derrotar as sombras (poder esse que não foi identificado quando ela foi testada pelos Grishas na infância).

Os Grishas são pessoas poderosas dotadas de magia que compõem o segundo exército de Ravka. Eles são vistos como a elite do país e são comandos pelo General Kirigan, ou Darkling (Ben Barnes), o mais poderoso de todos.

É ele que se aproxima de Alina após o evento em que ela manifesta seus poderes com o objetivo de recrutá-la, treina-la e assim acabar com a dobra das sombras. Mas nem tudo é o que parece ser, e Alina com seus novos poderes sendo cobiçados por todos, terá que descobrir por si mesma qual será o seu papel na guerra e qual lado tomar.

Luciano Bianco

Editor do LIBERAL, está no grupo desde 2006.
Acumula cada vez mais horas com games, fã de séries, filmes e Star Wars (esse último precisa de uma categoria à parte). Vive o eterno dilema de ver mais um episódio ou dormir.

Estúdio 52

Quer saber sobre aquela série que está bombando na internet? Sim, temos. Ou aquele jogo que a loja do seu console vai disponibilizar de graça? Ok. Curte o trivial e precisa dos lançamentos do cinema? Sem problema, é só chegar.