16 de maio de 2021 Atualizado 23:07

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Estúdio 52

Novo episódio de WandaVision escalona tensão e define tom

Sexto capítulo mantém fórmula do anterior, responde algumas questões, mas mantém mistério

Por

12 fev 2021 às 14:10 • Última atualização 12 fev 2021 às 14:12

Exibido mundialmente nesta sexta-feira (12) via Disney+, o sexto episódio de WandaVision deixou claro que não devemos esperar por um “final feliz” ao final da temporada.

Recheado de referências aos quadrinhos – e não apenas ao da Marvel -, o novo capítulo manteve a mesma fórmula do anterior, intercalando os eventos dentro da “bolha” com o mundo exterior, e escalonou de vez a tensão. Sem mais delongas, vamos aos spoilers.

Como já é tradição, temos mais uma série clássica referenciada no episódio. Depois de emular Fuller House, foi a vez de “Malcolm in The Middle”, cuja vibe anos 90 combinou particularmente com o Mercúrio vivido por Evan Peters, que bancou o “tio bobalhão” durante todo o episódio.

Sobre esse personagem, inclusive, a série parece se distanciar da tese de que teríamos uma colisão entre o MCU (Universo Cinematográfico da Marvel) e os filmes do X-Men.

O Pietro vivido por Evan Peter, que foi o Mercúrio dos X-Men ,deixa claro em um diálogo com Wanda que lembra de ter sido baleado na rua. É desse modo que o Mercúrio do MCU – vivido por Aaron Johnson – morre em “Vingadores: Era de Ultron”. Na sequência, ele diz ter ouvido a voz de Wanda o chamando e, de repente, apareceu em Westview.

É interessante notar como Wanda continua estranhando o fato do irmão ter uma aparência diferente. Durante o episódio, ela o testa para saber comprovar se aquele homem é, de fato, seu irmão.

Também fica evidente que a Feiticeira Escarlate não sabe como atingiu um nível de poder tão absurdo a ponto de conseguir controlar uma cidade inteira, o que reforça as suspeitas de que existe alguma força externa envolvida.

Seja o demônio Mefisto (ainda não introduzido no MCU) ou o próprio Dr. Estranho, fato é que Wanda não está fazendo isso sozinha. Por enquanto, a série segue escondendo bem o seu maior mistério.

Wanda ainda não se lembra como conseguiu controlar Westview – Foto: Divulgação

“Cosplayers” e novos poderes

Com a temática de Halloween, o episódio criou o cenário perfeito para colocar os heróis em seus uniformes clássicos dos quadrinhos. Já era sabido que isso aconteceria por conta do material promocional da série, que mostravam Wanda e Visão nos seus trajes coloridos e espalhafatosos.

O motivo das vestimentas é só uma piada, mas agrada aos fãs sem soar como algo “boboca”. Além da dupla principal, Mercúrio também usa seu uniforme dos quadrinhos.

Outro belo momento das fantasias é um “falso” flashback, com os irmãos Wanda e Mercúrio ainda crianças, pedindo doces no Halloween, e vestidos como Viúva Negra e Nick Fury respectivamente. Só uma piada, evidentemente, mas que diverte.

Em dado momento, Wanda também solta um “Kick-Ass” para classificar o irmão. Referência clara ao filme que adaptou a HQ de mesmo nome e foi estrelado pelos dois Mercúcios: Aaron Johnson e Evan Peters.

Mercúrio e Feiticeira Escarlate com os uniformes clássicos – Foto: Reprodução

Em meio a gostosuras e travessuras, acompanhamos a descoberta dos poderes dos filhos de Wanda. Assim como o tio, Tommy Maximoof super velocidade, enquanto Billy Maximoof (com o uniforme clássico do heroi Wiccano) começa a manifestar poderes telepáticos, e é aqui que o episódio fica sério.

Tommy e Billy tiveram mais espaço nesse episódio – Foto: Reprodução

As limitações da “bolha” e a crise na SWORD

Graças aos seus novos poderes, Billy consegue sentir que o pai está em perigo, Durante todo o episódio, Visão se afasta da família para investigar o que está acontecendo em Westview.

Visão não se lembra de ter morrido e nem que fez parte dos Vingadores – Foto: Reprodução

Depois de constatar, mais uma vez, o sofrimento da população da cidade, que vive sobre o controle mental de Wanda, ficamos sabendo que, além de não saber que morreu, o androide não faz ideia de quem são os Vingadores.

Visão tenta atravessar a bolha e pedir ajuda ao mundo exterior. É nesse momento que descobrimos que o androide não consegue deixar os domínios de Wanda sem se despedaçar por completo.

Afinal de contas, ele está morto e, de alguma forma, foi “ressuscitado” pela Feiticeira Escarlate. Para se manter “vivo”, no entanto, ele deve permanecer na bolha.

Enquanto Visão tenta romper a barreira para o mundo exterior, os agentes da SWORD acompanham de forma apática o desenrolar da ação. No início do episódio, Monica Rambeau, Jimmy Woo e Darcy Lewis são afastados da missão pelo diretor Tyler Haywarrd por insubordinação.

O trio discorda da forma como o chefe da missão está lidando com a situação, tratando Wanda como uma ameaça, e não como alguém que precisa de ajuda.

Ao final do episódio, para salvar Visão, Wanda paralisa toda a cidade e, em uma explosão de energia, consegue expandir ainda mais os domínios da bolha.

Vemos carros, agentes e prédios do mundo exterior sendo “transformados” para a nova realidade. Também descobrimos que a bolha tem a capacidade de modificar o DNA da pessoa, algo que está acontecendo com Monica Rambeau.

Darcy termina o episódio sendo absorvida pelos domínios da bolha – Foto: Reprodução

Por fim, temos um vislumbre dos olhos de Wanda, vermelhos de pura energia. Pode ser apenas um novo detalhe estético, mas aquele intensidade sugere algo novo. Pode ser a presença de Mefisto dando forças à vingadora? Definitivamente, mas não temos como afirmar.

Pelo o que vimos até aqui, a série não parece caminhar para um final feliz. O conflito está chegando numa situação limite e a SWORD não consegue lidar com a situação, o que pode implicar numa aparição de Dr. Estranho para fazer frente a Wanda.

Durante diálogo com Darcy e Jimmy, Monica Rambeau menciona que tem um amigo engenheiro aeroespacial que poderia ajudar. Não quero iludir ninguém, mas seria uma oportunidade incrível para introduzir o Senhor Fantástico. Vale lembrar que teremos um novo filme do Quarteto Fantástico, então me parece algo oportuno.

Com mais três episódios até o final da série, WandaVision tem potencial para ditar o tom da fase 4 do MCU nos cinemas. A conferir.

Estúdio 52

Quer saber sobre aquela série que está bombando na internet? Sim, temos. Ou aquele jogo que a loja do seu console vai disponibilizar de graça? Ok. Curte o trivial e precisa dos lançamentos do cinema? Sem problema, é só chegar.