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Presença Digital

Entenda uma coisa: sua empresa precisa ir muito além dos likes!

Um projeto digital completo é composto por várias ações e ferramentas, onde são utilizadas várias plataformas que fornecem um amplo conjunto de métricas

Por Ronnie Freitas e Ricardo Forty

12 de julho de 2021, às 11h22 • Última atualização em 12 de julho de 2021, às 11h23

Normalmente, quando uma empresa inicia sua jornada no marketing digital, ela está preocupada com uma única coisa: quantos likes um post recebeu! Porém, o que poucas pessoas compreendem, é que essa métrica sozinha, não serve como parâmetro para medirmos o sucesso de um projeto digital. Na verdade, um projeto digital completo é composto por várias ações e ferramentas, onde são utilizadas várias plataformas que fornecem um amplo conjunto de métricas que devem ser acompanhadas em paralelo, para a obtenção de dados claros e assertivos sobre a condução do projeto.

É importante lembrar que sua estratégia de marketing digital deve compor e andar junto com sua estratégia de branding e de marketing em geral, já que seu cliente sempre enxerga uma só empresa. Esse é o quesito básico para medir adequadamente um projeto de marketing digital. Fazendo assim você escapará da armadilha de medir apenas likes.

Construindo seu Ativo Digital

O ativo corresponde aos bens e direitos da empresa, ou seja, todos os valores que ela possui em caixa, conta bancária, aplicações, valores que ainda vai receber de clientes, estoques, máquinas, imóveis e equipamentos, entre outros. Além disso, há também os ativos intangíveis, como por exemplo o valor de uma marca. Podemos citar o valor da marca Apple, que vale nada mais, nada menos que US$ 263,4 bilhões (R$ 1,41 trilhão). Podemos citar também outros exemplos como a Amazon e Google, que entre outras empresas, também possuem um alto valor de marca.

Porém, atualmente, há um tipo de ativo muitas vezes negligenciado pelas empresas, na maioria dos casos por falta de conhecimento, que é o Ativo Digital. Como exemplo da grande importância de se mensurar esse ativo, destacamos aqui o valor de alguns domínios da internet. Domínio nada mais é que o endereço do seu site ou loja virtual na Internet, o nome pelo qual você será encontrado. Alguns domínios valem verdadeiras fortunas! Como exemplo, podemos citar o www.pivateJet.com, que vale mais de US $30 milhões. Como ele, existem uma vasta lista de domínios que são extremamente valiosos.

Porém, o ativo digital não se trata apenas de domínio, mas de toda infraestrutura digital que a empresa construiu no decorrer de sua vida.  Compõe o ativo digital todo patrimônio digital da empresa, como quantidade de seguidores do instagram ou Facebook, posicionamento nas redes sociais, inscritos nos canais, assinantes de newsletter, base de leads (quantidade de cadastros, quantidade de conteúdo relevante produzido como vídeos, artigos, ebooks; geração de tráfego, posicionamento nos buscadores, etc).

É importante lembrar que não é possível construir um ativo digital sem antes estruturar a Zona de Engajamento ou relacionamento da empresa. A zona de engajamento é uma área onde as pessoas interessadas na sua empresa, serviço ou marca se mantêm conectadas. Geralmente, esse ambiente é composto pelos canais de comunicação, onde a empresa interage com seus clientes, possibilitando que essa conexão gere um relacionamento mais próximo com o possível cliente, e que futuramente, pode se converter em vendas.

Tudo é mensurável

Ao contrário do marketing offline, que não fornece muitos indicadores de performance, o novo marketing, da era digital, é totalmente mensurável. Todas as ações podem ser medidas, comprovadas e calculadas, muitas vezes em tempo real. Esses indicadores auxiliam na mensuração de todas as métricas, que em conjunto, servirão para uma análise muito mais assertiva sobre a condução do projeto. Com estas informações, você consegue analisar o ROI, ou seja, o Retorno Sobre o Investimento.

Neste mundo hiperconectado onde seu possível cliente está presente nas mais variadas plataformas digitais, fazer uma análise do sucesso no universo digital baseando-se somente em likes, ou em reações a postagens, será um grande erro estratégico, pois estará negligenciando várias outras métricas que, somente analisadas juntas, poderá retratar se seu ativo digital está de fato sendo construído de maneira sólida.

Devemos lembrar que, para uma real mensuração dos resultados, é necessário analisar dezenas de métricas, todas tão ou mais importantes como as reações em postagens nas redes sociais. Métricas como: alcance nas redes sociais, número de visitas no site, pessoas engajadas, tempo médio de visitas, taxa de rejeição, conteúdo mais visto, origem do tráfego em cada canal, custo por lead, custo por clique, são alguns exemplos de métricas que devem ser acompanhadas e analisadas para a gestão de qualquer projeto digital.

Por mais complexo que possa parecer, é impossível desenvolver um projeto digital visando a construção de um ativo sem a análise mais profunda e recorrente de todas as métricas que o universo digital fornece. Assim, se sua empresa deseja verdadeiramente criar um ativo digital que gere valor ao seu negócio e marca, é importante criar um ambiente onde seja possível ter acesso às principais métricas, a fim de medir os resultados de forma mais objetiva.

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana