28 de março de 2024 Atualizado 10:14

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Editorial

Enfim, um bom cenário

Americana finalmente se encontra em um cenário mais tranquilo na pandemia que tanto custou a este município

Por Redação

10 de outubro de 2021, às 09h46 • Última atualização em 10 de outubro de 2021, às 09h49

Com 93% de vacinados com a primeira dose e 73% com a segunda, Americana finalmente se encontra em um cenário mais tranquilo na pandemia que tanto custou a este município, ao País e ao restante do mundo.

Hoje, a tendência de que uma nova explosão de casos, internações e mortes volte a ocorrer, tal como entre os meses de março e julho, parece cada vez menor. Isso porque a adesão à vacinação tem sido maciça e fundamental para que se contenha a gravidade dos casos e a superlotação dos hospitais.

Estes, por sinal, registram as menores taxas de ocupação de leitos Covid no ano, como mostra o LIBERAL nesta edição, algo a se comemorar mesmo sem considerar os números de 2020.

A gravidade da pandemia em 2021 é quase que incomparável ao ano anterior. Apenas em Americana, das 846 mortes pela doença notificadas até a última semana, 624 (74%) ocorreram neste ano. Na proporção dos registros de casos positivos, 69% foram em 2021.

Esta melhora se dá, ainda, em meio a uma situação que há alguns meses poderia ser contraditória. A queda nos indicadores ocorre num período em que a flexibilização das atividades e do convívio social pode ser considerada a maior desde o início da quarentena, em março do ano passado.

A segurança dada pelo esquema vacinal completo de três quartos da população de Americana nos permite um respiro aliviado, finalmente

Discute-se, inclusive, a não obrigação de uso de máscaras em espaços abertos – o que ainda provoca debates especialmente pela incerteza das variantes. Diferente da gama, que assolou o País no primeiro semestre, a delta parece não ter encontrado espaço por aqui como em outros países, felizmente.

A segurança dada pelo esquema vacinal completo de praticamente três quartos da população em Americana e o claro arrefecimento dos casos e internações nos permite, finalmente, um respiro aliviado, com o perdão do trocadilho. Mais do que nunca, a expectativa que era contada em meses e até anos para o fim desta crise agora já parece ser contada em menos tempo. Que venha em breve.

O Liberal

Neste blog, você encontra a opinião do Grupo Liberal por meio dos textos editoriais. Há mais de 70 anos, no coração e no espírito, compromisso com a verdade.