25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Eleição da continuidade

Por Caio Bruno

28 de agosto de 2020, às 07h51

Comparada com outros países, a reeleição dos integrantes do Poder Executivo é algo recente, mas já está enraizada no sistema político-eleitoral. Desde a instalação da regra, todos os presidentes da República que buscaram renovar seus mandatos conseguiram a vitória, já para as eleições municipais o índice é volátil. Sempre com a média de 55%, em 2008, alcançou o maior número com 66% dos prefeitos que tentaram um segundo mandato consecutivo e se sagraram vencedores, entretanto em 2016 o dígito caiu para o menor da série histórica, apenas 47%.

Influenciam nesses dados diversos fatores como gestão, desempenho da economia local e nacional, humores e preocupações do eleitorado e taxas de avaliação. Na eleição de 15 de novembro de 2020 há uma nova carta na mesa: a pandemia do coronavírus.

Não há dúvida de que este pleito favorecerá o bom gestor que será candidato à reeleição. Além das questões sanitárias que impedem aglomerações e consequentemente reuniões com grande número de pessoas, o que favorece o candidato mais conhecido (geralmente a cidade inteira conhece quem é o prefeito/a). Nesse período, os chefes do executivo tiveram ampla exposição positiva na mídia com entrevistas, reportagens e lives.

Outro ponto é o da segurança. Em maior ou menor escala, as pessoas se sentem em risco e vulneráveis. Assim sendo, tendem a apoiar o candidato à reeleição por já conhecerem qual é a sua linha de ação, plano de governo, planejamento e eficácia. É o dilema popularmente conhecido como “trocar o certo pelo duvidoso”.

Claro que não há uma certeza absoluta e obviamente haverá casos em que o prefeito (a) não se reelegerá. Mas o processo eleitoral é perspectiva e a para o pleito desse ano é a da continuidade. O índice de prefeitos reeleitos será maior que os 47% da última eleição municipal.

Caio Bruno é jornalista, pós-graduado em Comunicação e especialista em Marketing Político

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.