10 de maio de 2021 Atualizado 19:24

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Educação como prioridade na pandemia

Por Awdrey Kokol

06 jan 2021 às 10:28

Faz um tempo que eu ando querendo falar sobre isso, mas a cada dia que passa com o aumento do número de casos e mortes e a má-gestão pública dos governos, em todas as esferas ao lidar com a pandemia vai me deixando cada vez mais receosa, abrir ou não as escolas se tornou um debate político polarizado com informações precárias de ambas as partes.

E o prejuízo dessa má-gestão começa pelo Presidente que agiu da pior maneira possível em todos os aspectos sendo negacionista da doença, ironizando, menosprezando os efeitos e as mortes, satirizando, e até mesmo contaminando as pessoas em seu entorno, imagina se fosse uma guerra? Como estaríamos hoje como esse “líder do caos” no poder?

O discurso do Presidente não só contribuiu mais ainda com a polarização como afetou as tomadas de decisões em Estados e Municípios, que pouco se mobilizaram para operacionalizar a reabertura da escola e ainda se deixou de investir nas estruturas contribuindo mais ainda para esse desmonte educacional.

Não só o atraso e a evasão serão devastadores, os marcadores já apontaram retrocessos de anos na qualidade de ensino, que já não era lá essas coisas, crianças mais pobres sofreram fome, desnutrição, abuso infantil, violência doméstica, muitos também desenvolveram quadros depressivos, fatores esses que sem sombra de dúvida afetarão eternamente suas vidas, sua profissão e seu futuro.

Reabrir as escolas é o urgente e necessário, mas para isso é preciso também priorizar bem como aos profissionais da saúde, os professores devem estar na fila preferencial da imunização, bem como de todos que convivem no meio ambiente escolar.  

Sobre essa questão, gostaria de deixar alguns podcasts como forma de se refletir sobre a reabertura das escolas e a priorização da educação na pauta política desse país:

Estadão Notícias- Episódio de 04 janeiro 2021: As escolas, enfim serão reabertas 

O Assunto – Episódio de 21 de dezembro de 2020- Escolas fechadas, desastre social

Café da manhã- Episódio de 17 de setembro de 2020- O dilema da reabertura das escolas

Mamilos- Episódio de 7 de agosto- Volta às aulas?

A gente e a mente- Episódio de 15 de setembro de 2020- A atual emergência da Educação 

Awdrey Kokol é advogada e mãe

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos, com 1.800 caracteres (já contando os espaços), para o e-mail opiniao@liberal.com.br.