11 de maio de 2021 Atualizado 23:46

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

‘Ecocídio’ já em nosso planeta

Por Pedro Salvador

24 dez 2020 às 09:34

Pantanal em chamas, queimadas e desmatamento na Amazônia, seca no Norte, Sul, no Sudeste e no Centro Oeste, recorde de calor, rios secando, ar de péssima qualidade. É nesse cenário apocalíptico que estamos vivendo nos dias atuais.

A humanidade está atônita com as alterações climáticas recentes e exige medidas imediatas em defesa da vida.

O papa Francisco vem dizendo que quem provoca mudanças climáticas comete “pecados contra a ecologia”.

O ano de 2021 pode ser um divisor de águas em relação aos crimes contra a natureza. Nós temos mesmo o que comemorar, que são as boas iniciativas surgindo.

Algumas ilhas do Oceano Pacífico, que correm o risco de desaparecer devido à subida das águas, que é provocada pelo aquecimento global, iniciaram um movimento pela criação do chamado “Ecocídio”.

A iniciativa visa tipificar como crime essas agressões ao meio ambiente, e que os responsáveis por essas situações tenham o mesmo tratamento de genocídio ou os demais atos praticados contra a humanidade.

O movimento começa a ganhar força com a participação de diversos países europeus, sendo que a Bélgica e França estão na linha de frente.

Os “Ecocidas” serão julgados pelo Tribunal Penal Internacional, sediado em Haia, na Holanda, entidade que já analisa denúncia por genocídio contra o presidente Jair Bolsonaro. Pelo visto, a folha corrida do presidente fanfarrão deverá ficar mais extensa.

Parece que no fim do tenebroso túnel de 2020, enfim, surge uma boa notícia. E isso que nós esperamos. Um Feliz Natal a todos!

Pedro Salvador é ex-vereador de Americana

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos, com 1.800 caracteres (já contando os espaços), para o e-mail opiniao@liberal.com.br.