12 de julho de 2024 Atualizado 18:37

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Carreira & RH

É dos que fazem que o mercado gosta mais

Demanda por profissionais práticos está em alta, como demonstrado pelos dados de várias pesquisas e relatórios

Por Marcos Tonin

23 de junho de 2024, às 09h28

A praticidade no mercado de trabalho é uma característica cada vez mais valorizada, refletindo a necessidade de eficiência e eficácia em um ambiente de negócios dinâmico e competitivo. Ser prático implica na capacidade de resolver problemas rapidamente, tomar decisões informadas e executar tarefas de maneira eficiente. Hoje, quero explorar como a habilidade de ser prático tem chamado a atenção dos RHs e do mercado de trabalho com um todo.

Na última década, as empresas entenderam que não basta um bom currículo cheio de conhecimentos técnicos, é preciso profissionais que também sejam capazes de aplicar esses conhecimentos de maneira prática e eficaz. Um estudo realizado pelo LinkedIn apontou que as habilidades de resolução de problemas e gestão de tempo estão entre as competências mais procuradas pelos empregadores. Cerca de 61% dos gerentes de contratação afirmaram que essas habilidades são cruciais para o êxito no trabalho.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Já em uma pesquisa realizada em 2022, a McKinsey identificou que a eficiência operacional é uma prioridade para 77% das empresas entrevistadas. Isso reflete a necessidade de profissionais que possam otimizar processos e entregar resultados rapidamente.

É preciso entender que a capacidade de agir rapidamente e com eficácia em um ambiente de negócios volátil é uma das competências mais valorizadas atualmente, e ainda mais no pós-pandemia. Profissionais com essa habilidade são considerados fundamentais para a resiliência e o crescimento das organizações, ainda mais em um momento tão antagônico e pouco previsível com o qual estamos vivendo.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!

Claro que não estou dizendo que devemos tomar decisões rápidas apenas para ser prático, pois é preciso muito conhecimento anterior para poder ter a habilidade de análise que permita a tomada de decisão de forma prática e simples. Ser assertivo e colocar a mão na massa no mercado de trabalho atual não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade. A capacidade de definir prioridades, manter o foco, automatizar processos, tomar decisões rápidas, resolver problemas e ser adaptável são habilidades essenciais que os profissionais devem cultivar.

A demanda por profissionais práticos está em alta, como demonstrado pelos dados de várias pesquisas e relatórios de mercado. Investir no desenvolvimento dessas habilidades pode ser a chave para trilhar novas possibilidades em seus negócios e carreira. Você tem a habilidade da análise e da prática no seu dia a dia?

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Marcos Tonin

Marcos Tonin, especialista na área de gestão e liderança, fala sobre mercado de trabalho em textos quinzenais