26 de junho de 2022 Atualizado 00:09

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Dignidade para tratar o câncer

Por Vanderlei Macris

23 de junho de 2022, às 08h06

Foi oficialmente inaugurada a Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) em Americana. Mais que a conquista dos R$ 5 milhões, mais que dar vida útil ao prédio anexo ao Hospital Municipal de Americana que estava parado, mais que a conquista de equipamentos de última geração como dois tomógrafos, Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara realizam um grande sonho, que é poder oferecer aqui na região o tratamento ao câncer.

É difícil dimensionar a grandiosidade desta notícia, quando não se sente na pele a necessidade de atendimento. Porém, pacientes que já precisaram receber quimioterapia aqui na nossa região, e precisavam se deslocar para grandes distâncias em transportes oferecidos pelos municípios, como São Paulo, Bragança Paulista, Barretos e outras cidades, relatam as dificuldades e desconforto. Depois da realização dos procedimentos, não era fácil a volta pra casa. Agonia que, felizmente, acabou. Desde 8 de maio, quando começou a operar a Unacon, pacientes que necessitam de quimioterapia encontram atendimento perto de casa, avanço para quem usa o sistema público de saúde que não tem preço.

Como deputado federal eleito pela região, sinto imensa satisfação de que todo o trabalho para a conquista desta unidade foi coroado com a liberação dos recursos pelo governo Rodrigo Garcia. O prefeito Chico Sardelli prontamente acionou o secretariado e priorizou o local para receber a Unacon. Também lutamos para equipar a unidade, que terá aparelhos de última geração. Uma conquista completa.

A estimativa é que sejam realizados 5,3 mil quimioterapias e 650 cirurgias anualmente. Nosso desejo é que ninguém precise, mas se por ventura a necessidade acontecer, nossas cidades estão amparadas e prontas para cuidar dos pacientes. 

Vanderlei Macris
Deputado Federal pelo PSDB

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.