18 de abril de 2024 Atualizado 19:23

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Pelas Páginas da Literatura

Dez sons para ouvir enquanto lê

Você gosta de ouvir música enquanto lê? Blog Pelas Páginas da Literatura fez uma seleção de sons para acompanhar a leitura

Por Marina Zanaki

25 de março de 2022, às 11h46 • Última atualização em 25 de março de 2022, às 11h57

O mundo dos leitores se divide em dois: aqueles que precisam de silêncio total para se concentrar na leitura e aqueles que aceitam – e até apreciam – uma trilha sonora.

Faço parte desse segundo grupo, e apesar de não estar sempre ouvindo música quando leio, acho que alguns sons combinam demais com determinados livros. Fiz uma lista com músicas, álbuns e sons que já me fizeram companhia durante a leitura. Deixo a sugestão de experimentar melodias enquanto lê!

  • The Smiths: sempre achei que a banda britânica tem uma pegada que ajuda na concentração. As letras são bem tristes, mas basta focar nas melodias e na voz de Morrissey que o foco vem.
  • “In Between Dreams”, Jack Johnson: um dos álbuns mais românticos que já ouvi e é trilha sonora perfeita para ler histórias de amor.
  • “To lose my life”, White Lies: álbum com músicas incríveis, e que acho que combinam com mistérios, suspenses e romances policiais.
  • “Happy”, Marina and Diamonds: essa música tem um toque melancólico que ajusta as emoções à sintonia ideal para ler dramas.
  • “Bluesman”, Baco Exú do Blues: impactante, esse álbum fala sobre racismo e preconceito. Ele vai muito bem com literatura nacional, principalmente obras que abordam essa temática. “Bluesman” é tão bom que recomendo ouvi-lo com atenção antes de de combiná-lo com a leitura, apreciando cada música.
  • “Violeta”, Terno Rei: cada música desse álbum brasileiro é uma pequena obra-prima. Ele combina bem com leituras de drama e romance (principalmente se tiver uma sofrência ali no meio).
  • “Norwegian Wood”, The Beatles: acho que essa canção combina bem com literatura japonesa, possivelmente porque ela dá nome a um livro de Haruki Murakami. Acho que o mistério e a melancolia dessa música cheia de significados nas entrelinhas dá o tom de como livros delicados e sutis devem ser lidos.
  • “Future Nostalgia”, Dua Lipa: álbum pop muito original, que acompanha bem histórias YA (Young Adult) e ficção científica.
  • Gênero lo-fi: estilo musical que estourou na pandemia, ele é ótimo para ajudar a focar em alguma atividade. Geralmente apenas instrumental, ele cai bem com qualquer leitura, mas principalmente aquelas complexas que precisam de atenção total. É só buscar no YouTube “lo-fi” que várias opções aparecem.
  • Som da TV: noticiário, novela e filmes já foram muito minha trilha sonora para livros, nem tanto pelo som, mas sim pelas companhias. Enquanto as pessoas assistem TV, você fica ali do lado lendo seu livro, e está tudo certo.

O que você gosta de ouvir quando lê? Me conta: @pelaspaginasdaliteratura

Marina Zanaki

Repórter do LIBERAL, a jornalista Marina Zanaki é aficionada pela literatura e discutirá, neste blog, temas relacionados ao universo literário.