21 de outubro de 2021 Atualizado 23:02

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Virando a Chave

Desenvolva hábitos saudáveis e proteja suas emoções

Existem hábitos que podemos desenvolver diariamente que vão definir a qualidade da nossa saúde emocional e da nossa autoestima

Por Ivan Maia

09 ago 2021 às 11:25

A maioria das pessoas não percebe, mas são os nossos hábitos de hoje que determinam quem nós seremos e quais resultados teremos no futuro. A prática regular de exercícios, por exemplo, aliada a uma boa rotina alimentar, pode melhorar nosso condicionamento e evitar a obesidade, a hipertensão ou o diabetes amanhã. Por outro lado, a falta de foco e a procrastinação de hoje podem significar frustração e atrasos futuramente.

A lógica é a mesma para as nossas emoções. Existem hábitos que podemos desenvolver diariamente que vão definir a qualidade da nossa saúde emocional e da nossa autoestima. Hábitos que podem ser bons e, por isso, resultam em um futuro promissor. Ou ruins, trazendo consigo muitos prejuízos. Se você é desmotivado hoje, por exemplo, você pode ser facilmente levado a desistir dos seus sonhos, a estagnar em um momento de crise e assim por diante.

Por essa razão, precisamos desenvolver hábitos emocionais saudáveis que culminem em uma vida plena. Não basta deixar apenas a vida acontecer, mas temos que assumir o controle e determinar onde queremos chegar. Toda a nossa vida depende disso, pois nenhuma doença pode se manifestar em nosso corpo físico, sem que antes ela se manifeste em nossa mente através das nossas emoções.

Mas quais hábitos podem melhorar a qualidade da nossa saúde emocional? Existem muitos, mas vou citar alguns que considero importantes e determinantes para aqueles que querem mudar as suas realidades.

O primeiro hábito que você precisa desenvolver é o de viver o hoje! Desde que você nasceu até o dia da sua morte, você estará preso em um único dia, por isso você precisa estar positivamente preso nesse dia. Claro, tenha bons olhos, vislumbre e se planeje para o futuro, mas viva a realidade do seu instante. Pare de se lamentar pelo ontem e de se preocupar com o amanhã. O ontem está no túmulo e o amanhã no útero, então viva o hoje intensamente!

A segunda dica é: abra mão do controle! Você nunca vai conseguir controlar tudo, por isso desista de tentar. A ânsia de querer controlar tudo está te deixando neurótico, desgastado e cansado. Aceite que as pessoas são o que elas são, assim como você é o que é, então seja livre e liberte as pessoas.

Outro hábito importante é a autoaceitação. Aceite como e quem você é! Ame-se! Ame seu cabelo, pele, formato do rosto, altura e peso.Quando você se aceita você tem o caminho aberto para mudar, se quiser, então pratique a autoaceitação!

Depois disso, separe a dor do sofrimento. Na vida, todos temos dores, seja no corpo ou na alma. Mas o sofrimento não tem nada a ver com a dor. A dor acontece uma vez só, o sofrimento é quando você fica ruminando. A dor vem de fora para dentro, o sofrimento de dentro para fora. Aceite a dor momentânea, mas rejeite o sofrimento duradouro.

No caminho para desenvolver hábitos saudáveis você terá que decidir por ser feliz, pela prática da felicidade. Obviamente você vai ter dor, vontade de chorar, tristeza, mas não torne isso sua realidade. Você deve ser uma pessoa feliz em momentos de tristeza, pois a felicidade é uma decisão individual que não depende do momento.

O hábito de abençoar as pessoas também será determinante para a sua saúde emocional. Então, abençoe sempre os outros, independente de quem eles sejam, pois o importante é que essa atitude mostra quem você é.

São alguns hábitos simples, mas que, se praticados diariamente e persistentemente, podem melhorar muito a nossa saúde emocional e a nossa autoestima. São decisões que apenas nós podemos tomar por nós mesmos, mas que vão impactar muito não apenas em nossas vidas, mas nas vidas de todos ao nosso redor. Então, vamos juntos desenvolver hábitos saudáveis e proteger nossas emoções?

Ivan Maia

Ivan Maia é treinador emocional, estrategista empresarial, NLP Practiotiiner, palestrante, conferencista e escritor de livros. Ele tem mais de 3 milhões de alunos treinados em mais de 25 países.