27 de setembro de 2021 Atualizado 22:32

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Editorial

Cuidados digitais

Por Guilherme Magnin

20 dez 2020 às 09:34

Se por um lado o mundo digital trouxe facilidades para as novas formas de consumo, por outro se observa nele um espaço também de risco para o cidadão, que lhe exige atenção e cuidados. Na edição deste domingo, o LIBERAL traz uma reportagem exclusiva que detalha como uma quadrilha interestadual se articulava para aplicar golpes em quem faz compras pela internet.

O grupo foi preso no início do mês pela Polícia Civil de Campinas. Em suma, a quadrilha, com membros na região, conseguia reunir indevidamente dados de cartões de crédito e de contas digitais em sites de grandes lojas para fazer compras em nome das vítimas e revender os produtos. Os dados, inclusive, eram negociados em um grupo de um aplicativo de mensagens, segundo a polícia.

A modalidade é, portanto, mais uma das ameaças do mundo digital. As novas formas de se fazer uma compra ou de se comunicar, impulsionadas pela pandemia, têm feito com que muitos se incluam neste meio com pouca cautela.

O próprio LIBERAL noticia corriqueiramente golpes sofridos por moradores da região em negociações suspeitas pela internet, que acabam em prejuízo.

A ocorrência de crimes envolvendo a clonagem ou invasão de contas em redes sociais ou aplicativos de mensagens também se tornou algo muito comum.

Com isso, é preciso que o cidadão tenha consigo pelo menos duas coisas: desconfiança e conhecimento. A primeira ajuda a pensar por duas vezes o quanto uma vantagem é realmente algo crível, como o preço de um produto muito abaixo do mercado, situação típica dos golpes digitais.

A segunda passa por saber se proteger ao utilizar as mais diversas formas de aplicativos e sites que exijam dados pessoais e financeiros. Conceitos como o da verificação em duas etapas ou a atualização frequente de senhas devem ser parte da rotina, por exemplo. A todo custo, é preciso evitar os prejuízos.

O Liberal

Neste blog, você encontra a opinião do Grupo Liberal por meio dos textos editoriais. Há mais de 60 anos, no espírito e no coração, compromisso com a verdade.