23 de julho de 2024 Atualizado 00:07

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Construção de cidades seguras

Por Adriano Daniel

22 de dezembro de 2023, às 08h05 • Última atualização em 22 de dezembro de 2023, às 08h06

É com grande satisfação que compartilho os resultados positivos destacados pelo Instituto Sou da Paz, em seu recente estudo, revelando que Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Americana figuram entre as dez cidades mais seguras do Estado de São Paulo, em 2022.

A integração eficaz entre as forças de segurança é um pilar fundamental nesse sucesso. A parceria entre as Polícias Civil e Militar, além das Guardas Municipais, é uma demonstração clara de como trabalhar em conjunto pode potencializar os resultados na preservação da ordem pública. O destaque da nossa região não é apenas um reflexo do trabalho árduo da polícia, mas também da colaboração e participação ativa da comunidade.

Os números revelam uma realidade complexa, pois, embora tenhamos obtido êxito geral, observamos um aumento nos crimes de natureza sexual em todo o estado. Santa Bárbara d’Oeste e Americana, apesar de estarem entre as mais seguras, enfrentaram desafios. Isso ressalta a importância de abordagens específicas para lidar com determinados tipos de crimes e reforça a necessidade contínua de aprimoramento das estratégias preventivas.

Ao abordar as prisões realizadas nos anos de 2021 e 2022, como comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar do Interior, sediado em Americana, destaco o trabalho incansável da nossa corporação. Cerca de mil suspeitos foram presos em 2021, e esse número aumentou para 1,3 mil em 2022. A prevenção, aliada à retirada de criminosos de circulação, é uma estratégia eficaz na construção de cidades mais seguras.

Esses resultados positivos são um estímulo para persistirmos em nosso compromisso. Devemos permanecer atentos aos desafios emergentes e nos esforçamos para desenvolver estratégias ainda mais eficazes, determinados a aprimorar esses índices, buscando novas maneiras de proteger e servir à população. 

Adriano Daniel
Tenente-coronel e comandante do 19º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior) de Americana

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.