25 de outubro de 2021 Atualizado 21:27

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Consciência que proporciona saúde

Por Wagner A. Armbruster

21 set 2021 às 07:26

É importante frisarmos sempre a necessidade das pessoas desenvolverem consciência sobre suas responsabilidades emocionais, que implicam em gerar saúde. Somos reféns de nossas percepções e de nossos pensamentos e a qualidade destes determina nossa vida. Sue Breton ensina que: “Devemos começar a reconhecer que o que pensamos, as expressões do nosso rosto, e talvez até o modo como nos movemos, podem realmente mudar as químicas que são liberadas dentro de nós, e em especial em nosso cérebro, onde nossas emoções são controladas.”

Desenvolver o equilíbrio emocional é determinante para ampliarmos nossa qualidade de vida e com isso termos mais saúde em nossas vidas. Nossos pensamentos deveriam ser sempre utilizados como nossos aliados e não como aqueles que criam temores desnecessários.

A realidade tem nos demonstrado dentro do universo da clínica que a maioria da população dá pouca importância para as reflexões que poderiam ser elas as promotoras de equilíbrio psicossomático. A vida poderia ser bem diferente e melhor para todos.

Ainda perdura entre muitos de nós uma grande falta de clareza em investir mais tempo em se auto conhecer e assim se preencher com pensamentos mais otimistas. Pessoas que desenvolvem pensamentos produtivos e positivos, sobre tudo o que lhes acontece, passam pela vida com mais saúde e menos temores, porque têm consciência de se auto governarem em termos biopsicológicos.

Sem saber se situar e desconhecendo as potencialidades internas, as pessoas ficam à mercê dos acontecimentos externos que prejudicam a harmonia interior gerando desequilíbrios e doenças. Tempos difíceis precisam sim de pessoas mais afinadas consigo mesmas e com um sistema imunológico menos suscetível de pressões externas. Consciência emocional equilibrada promove bem-estar e longevidade, pois tudo isso oferta resistência para as contrariedades cotidianas que temos de enfrentar. Pensem nisso!

Wagner A. Armbruster é terapeuta, consultor e presidente da Acia

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.