11 de maio de 2021 Atualizado 17:37

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Virando a Chave

Como desenvolver seu potencial

Reserve um tempo para observar e descrever em que você é bom, o que lhe destaca e o faz feliz; leia mais no blog de Ivan Maia

Por Ivan Maia

04 jan 2021 às 07:53 • Última atualização 04 jan 2021 às 07:54

Você sabe o que significa potencial? Muito se fala sobre essa palavra, mas a maioria das pessoas não sabe o seu verdadeiro significado e como aplicá-lo em sua vida. Afinal, quando você descobre o seu verdadeiro potencial, a consequência será a realização em todas as áreas da vida.

O potencial é o “pré-caminho”; ele “pré-habilita” você a ser bom em alguma coisa. Os seres humanos são iguais em muitas coisas, mas também diferem em determinadas habilidades.

Estima-se que já se passaram por este planeta, em média, 70 bilhões de pessoas. E nunca houve e não haverá ninguém exatamente igual a você. Mesmo os gêmeos idênticos não são iguais. Quando se fala em potencial estamos nos referindo a talentos e dons.

O cérebro é composto por sete centros dos quais dois deles nascem semidesenvolvidos. Neste caso damos o nome de talento (centro de inteligência pré-desenvolvido). Por exemplo, criança que desde cedo começa tocar algum instrumento… Chamamos de talento.

O talento pode ser desenvolvido com prática e persistência. O potencial está ligado ao centro de inteligência e também aos nossos antecedentes (gerações anteriores).

FORMIGA OU ANDORINHA?

Uma fábula conta que uma andorinha jovem, vendo toda a atividade das formigas, perguntou para elas qual era o propósito de seu trabalho. As pequeninas criaturas responderam: “Nós estamos fazendo provisões para o inverno”. “Isso é muito sábio”, disse a andorinha, “Eu farei o mesmo que vocês.” E ela começou a empilhar moscas, aranhas e outros insetos em seu ninho.

“O que você está fazendo?” perguntou surpresa sua mãe. “Eu estou juntando provisões para o inverno. Foi isso que as formigas me ensinaram.” “Minha querida filha, deixe isso para as formigas; elas não têm asas como nós. Quando o verão terminar, nós deixaremos estas regiões e iremos para um país onde nada nos faltará.”

Essa pequena fábula mostra exatamente o que tenho a lhe dizer: a pequena andorinha estava errada em aprender com as formigas? Não, porque nosso aprendizado aqui na terra é contínuo…, mas o que aprendeu, não se aplicava a ela.

DESCUBRA O SEU POTENCIAL

Faça a seguinte pergunta: em que sou bom? Reflita sobre seus pontos fortes! Por exemplo, você leva alegria aos ambientes que frequenta? Gosta de compor, escrever, planejar, detalhar, sintetizar? São tantas coisas que você é bom… descubra o seu potencial.

Na natureza os diamantes estão cobertos por uma camada de carvão. Por ser uma pedra bruta, ele precisa ser lapidado para que seja revelado o seu interior.

O seu talento pode estar oculto pelas reclamações, falsas crenças, paradigmas, hábitos enraizados que precisam ser trabalhados para que os resultados floresçam.

AÇÃO QUE GERA RESULTADOS

Quando você descobre o seu potencial e sabe conduzi-lo de forma correta e responsável, os resultados serão os melhores que você possa imaginar. Você se tornará imbatível! E isso não se refere em ser melhor que os outros, mas em conhecer a sua missão nesse mundo.

Posso compartilhar aqui, caso você acredite ou não, a figura de Jesus. Ele era um homem que olhava para as pessoas e não via o que elas eram, mas sim o que poderiam se tornar.

Eu vivi muitos anos da minha vida com a autoestima baixa. Acreditava que não tinha capacidade para agir em determinadas ocasiões e foi preciso trabalhar o autoconhecimento e colocar em prática para a mudança ocorrer.

Espero ter lhe ajudado a refletir acerca do seu potencial. Reserve um tempo para observar e descrever em que você é bom, o que lhe destaca e o faz feliz. Sucesso!

Ivan Maia

Ivan Maia é treinador emocional, estrategista empresarial, NLP Practiotiiner, palestrante, conferencista e escritor de livros. Ele tem mais de 3 milhões de alunos treinados em mais de 25 países.