29 de março de 2024 Atualizado 08:04

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Virando a Chave

Como desenvolver seu potencial?

O talento pode ser desenvolvido com prática e persistência. O potencial está ligado ao centro de inteligência e também aos nossos antecedentes

Por Ivan Maia

01 de março de 2021, às 09h26

O potencial é o pré-caminho. Ele pré-habilita você a ser bom em alguma coisa. Os seres humanos são iguais em muitas coisas, mas também se diferem em determinadas habilidades.

Estima-se que já se passaram por este planeta em média 70 bilhões de pessoas e nunca houve e não haverá ninguém exatamente igual a você. Mesmo os gêmeos idênticos não são iguais. Quando se fala em potencial, estamos nos referindo a talentos e dons.

O cérebro é composto por sete centros nos quais dois deles nascem semidesenvolvidos e neste caso, damos o nome de talento (centro de inteligência pré-desenvolvido). Por exemplo: uma criança que desde cedo começa a tocar algum instrumento.

O talento pode ser desenvolvido com prática e persistência. O potencial está ligado ao centro de inteligência e também aos nossos antecedentes (gerações anteriores).

Formiga ou andorinha?

Uma fábula conta que uma andorinha jovem, vendo toda a atividade das formigas, perguntou para elas qual era o propósito de seu trabalho. As pequeninas criaturas responderam: “nós estamos fazendo provisões para o inverno”. “Isso é muito sábio”, disse a andorinha. “Eu farei o mesmo que vocês”. E ela começou a empilhar moscas, aranhas e outros insetos em seu ninho.

“O que você está fazendo?”, perguntou surpresa sua mãe. “Eu estou juntando provisões para o inverno. Foi isso que as formigas me ensinaram”. “Minha querida filha, deixe isso para as formigas; elas não têm asas como nós. Quando o verão terminar, nós deixaremos estas regiões e iremos para um país onde nada nos faltará.”

Essa pequena fábula mostra exatamente o tenho a lhe dizer: a pequena andorinha estava errada em aprender com as formigas? Não, porque nosso aprendizado aqui na terra é contínuo.

Descubra o seu potencial

Faça a seguinte pergunta: em quê sou bom? Reflita sobre seus pontos fortes! Por exemplo: você leva alegria aos ambientes que frequenta? Gosta de compor, escrever, planejar, detalhar, sintetizar? São tantas coisas que você é bom, descubra o seu potencial.

Na natureza, os diamantes estão cobertos por uma camada de carvão. Por ser uma pedra bruta ele precisa ser lapidado para que seja revelado o seu interior.

O seu talento pode estar oculto pelas reclamações, falsas crenças, paradigmas, hábitos enraizados que precisam ser trabalhados para que os resultados floresçam.

Ação que gera resultados

Quando você descobre o seu potencial e sabe conduzi-lo de forma correta e responsável, os resultados serão os melhores que você possa imaginar. Você se tornará imbatível. Isso não se refere a ser melhor que os outros, mas você conhecer a sua missão neste mundo.

Posso compartilhar aqui caso você acredite ou não, a figura de Jesus. Ele era um homem que olhava para as pessoas e não via o que elas eram, mas o que poderiam se tornar.

Eu vivi muitos anos da minha vida com a autoestima baixa, acreditava que não tinha capacidade para agir em determinadas ocasiões e foi preciso trabalhar o autoconhecimento e colocar em prática para a mudança ocorrer.

Espero ter lhe ajudado a refletir acerca do seu potencial. Reserve um tempo para observar e descrever em que você é bom, o que lhe destaca e o faz feliz. Sucesso!

Ivan Maia

Ivan Maia é treinador emocional, estrategista empresarial, NLP Practiotiiner, palestrante, conferencista e escritor de livros. Ele tem mais de 3 milhões de alunos treinados em mais de 25 países.