25 de abril de 2024 Atualizado 08:52

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Como agir em tempos de crise?

Por Matheus Jacob

15 de dezembro de 2020, às 08h27

Toda relação pode ser uma relação de liderança. Em pequenas e médias empresas, essa visão não é apenas necessária. É fundamental. Em tempos de crise, isso se torna mais fundamental ainda. Primeiro, é preciso ser prático. Todas as oportunidades que surgirem, qualquer empresário neste momento precisará saber aproveitar.

Esteja atento a todas as formas de entradas financeiras possíveis para você neste momento. Quais são as possibilidades que os governos estão dando dos mais diversos auxílios, prorrogações e afins. Esteja atento.

Mais do que nunca, todos os gastos importam. Pequenos empresários que ainda fazem gestão sem um controle financeiro preciso, é o momento de abrirem as ferramentas e se atualizarem.

Colaboradores estarão disponíveis em áreas que não estão mais sendo necessárias e poderão ser a sua porta de entrada em novos negócios. Quem pode te ajudar em mídias digitais? Quem pode te ajudar a rever os gastos? Quem pode te ajudar a visualizar uma forma de entrar no universo digital, de consultoria ou de prestação de serviços remotos.

Seja o mais transparente possível com a sua equipe. Diga o que está acontecendo, as perspectivas e dê para as pessoas objetivos plausíveis e realistas. Uma equipe desmotivada, desacreditada ou desconfiada é a pior coisa que empresas podem desejar ter neste momento.

Este não é o momento de fazer grandes aportes e investimentos. A cada semana, o mundo está se tornando um novo mundo.

Se formos capazes de aproveitar novas oportunidades (e isso significa esforço), fazer uma gestão financeira de casas decimais e realocar os nossos recursos da forma mais eficiente possível – e isso inclui comunicar – e liderar, talvez o fim do túnel se torne um pouco mais visível para cada um de nós. E, principalmente, estaremos bem mais preparados.

Matheus Jacob é formado em Economia pelo Insper e mestre em Filosofia pela PUC-SP

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.