22 de abril de 2021 Atualizado 21:32

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Comandante Azevedo completa 87 anos

Por Carlos Roberto Bertollo

07 mar 2021 às 08:38

No dia 5 de fevereiro, o estimado amigo Zito comemorou aniversário e não poderia deixar de homenageá-lo. Por aproximadamente 18 meses, tive a honra de ser seu copiloto no hangar 5 do Aeroporto Municipal, o qual compartilhou com este escriba as suas histórias. Através deste conceituado jornal, os prezados leitores conheceram a sua fascinante trajetória na aviação. Ararense de nascimento, foi no aeroclube desta cidade que iniciou o curso de piloto privado, concluindo-o em Botucatu. Diógenes Gobbo o ajudou a habilitá-lo como piloto comercial, custeando a viagem de navegação. Construiu dois hangares, a primeira biruta e foi fundador da Pirâmide Oficina Aeronáutica.

Construiu e voou em diversos aeroplanos experimentais. Transladou mais de uma centena de aviões dos Estados Unidos para o Brasil e vice-versa. Foram 60 anos dedicados à aviação e 23,8 mil horas oficiais de voo. No seu octogésimo terceiro aniversário comemorado em 2017, este escriba que os escreve, em companhia de seu filho José Hass de Azevedo Junior, fez ao seu pai uma singela homenagem, presenteando-o com o livro “Eterno apaixonado pela arte de voar” com a seguinte dedicatória ao meu grande amigo comandante José Hass de Azevedo. “Por esta grande pessoa tenho prova de admiração e gratidão pelos relevantes serviços prestados no desenvolvimento da aviação no Aeroporto Municipal de Americana Augusto de Oliveira “Salvação. É com muita alegria que entrego ao estimado amigo os seus artigos publicados no conceituado jornal o LIBERAL de Americana”.

Muito emocionado e feliz com a decicatória, ele simplesmente respondeu. “Que joia. Muito obrigado amigo Bertollo e o jornal o LIBERAL”. Agora não preciso mais contar minha história, está tudo escrito, é só ler.

Carlos Roberto Bertollo
Estudioso da lenda de Ícaro e criador de réplicas de aeronaves

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos, com 1.800 caracteres (já contando os espaços), para o e-mail opiniao@liberal.com.br.