27 de janeiro de 2021 Atualizado 21:54

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Pelas Páginas da Literatura

Cinco livros de diferentes estilos para presentear

Confira dicas de drama, romance, fantasia, ficção científica e suspense para presentear no Natal

Por Marina Zanaki

18 dez 2020 às 08:00 • Última atualização 18 dez 2020 às 08:39

Livros são sempre um ótimo presente, seja para quem já é leitor, seja para incentivar a leitura. Acho que todo mundo é um leitor em potencial, o segredo é descobrir qual tipo de livro agrada.

Uma das coisas mais legais de presentar alguém com um livro é a sensação de compartilhar a leitura. Por isso, costumo sempre dar livros que já li, me tocaram, e que eu quero que a pessoa conheça.

Contudo, nem sempre a gente tem de bate e pronto uma ideia de livro que vai agradar quem queremos presentear. Pensando nisso, fiz uma lista com dicas de cinco obras que li esse ano e me marcaram, e que eu daria fácil como presente. Separei livros de estilos diferentes, para tentar agradar diversos tipos de leitores.

Drama: Norwigean Wood, de Haruki Murakami

O livro acompanha a história de dois jovens que se conheceram na adolescência e sua dolorosa transição para a vida adulta. É uma história que trata de assuntos bem pesados de uma forma muito sensível, gerando empatia pelos personagens. O nome do livro é uma referência a uma música dos Beatles.

Romance: Agnes Grey, de Anne Bronte

O livro acompanha uma personagem feminina de poucos recursos financeiros, e que está disposta a lutar por melhorias em sua condição de vida na Inglaterra Vitoriana. Ela não enxerga no casamento uma forma de ascensão social – coisa que era muito comum na época – e só aceita se relacionar quando de fato se apaixona. É uma história de amor com um toque bastante feminista.

Fantasia: O gigante enterrado, de Kazuo Ishiguro

O livro se passa na época de Rei Arthur, ainda no período de formação do atual Reino Unido. A obra acompanha um casal de idosos que procura pelo filho perdido e precisa lutar contra uma estranha névoa do esquecimento que toma conta do vilarejo. Livro de fantasia, com direito a cavaleiros e um dragão, O gigante enterrado ganha profundidade ao tocar de forma sensível em temas como a construção da memória e a morte.

Ficção científica: Matéria escura, de Blake Crouch

Um homem comum e relativamente feliz é levado a uma usina abandonada, onde é apagado. Quando acorda, está em uma realidade paralela, onde fez outras escolhas em seu passado e tem uma vida totalmente diferente. O livro entra em uma trama complexa que me surpreendeu muito positivamente.

Suspense: A mulher na janela, de A. J. Finn

Uma mulher passa os dias espiando os vizinhos da janela de sua casa, até que vê um crime ser cometido. A premissa, que lembra o clássico filme Janela Indiscreta, ganha contornos interessantes quando percebemos que a sanidade da personagem principal é colocada à prova.

Marina Zanaki

Repórter do LIBERAL, a jornalista Marina Zanaki é aficionada pela literatura e discutirá, neste blog, temas relacionados ao universo literário.