19 de julho de 2024 Atualizado 17:54

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

Capas expostas do jornal LIBERAL

Por Eduardo Paparotti

26 de abril de 2023, às 10h20 • Última atualização em 26 de abril de 2023, às 10h21

Ainda na lembrança dos leitores, colaboradores e assinantes do jornal LIBERAL, em que as principais capas dos 70 anos se encontram expostas no Tivoli Shopping. O evento é um grande sucesso e faço aqui elogios à diretoria, jornalistas e funcionários do referido jornal, sob a presidência geral da senhora Jocelyna Medon Bianco.

Várias capas me agradaram, mas a que mais me chamou atenção foi a de número um, do dia 1º de junho de 1952, com editorial do poeta e escritor americanense Valter José Faé, a qual gostaria de ter uma cópia. Há um pensamento que disse que “É de longe que se vê o tamanho, o porte de uma montanha”. Traduzindo para os dias atuais, muitas personalidades, em várias atividades, no início de seus inventos e realizações, eram pessoas que se passavam como desconhecidas, tinham pouco valor. Vamos a alguns exemplos. O famoso pintor holandês Vicent Van Gogh pintou mais de cem quadros em sua vida e não vendeu nenhum deles. De tristeza dessa sina ele se suicidou. August Eiffel foi construtor da Torre Eiffel, em Paris, e somente depois da sua morte, o local se tornou famoso. Hoje, sete milhões de turistas visitam a torre todo ano.

O grande ex-presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, era apenas um humilde lenhador, numa fazenda, e conseguiu chegar ao cargo em 1860. Existem outros grandes exemplos para serem citados. Para nós americanenses, o maior exemplo a citar é do doutor Jessyr Bianco, que no dia 1º de junho de 1952 fundou o jornal LIBERAL, que começou pequeno, como pequena também era a cidade de Americana, lutando para chegar a 30 mil habitantes. E esse acontecimento muito importante e histórico foi há sete décadas.

O jornal é hoje um dos melhores e mais conhecidos da nossa região e do Estado de São Paulo. Então, é de longe e com o decorrer dos anos que o doutor Jessyr Bianco tornou-se conhecido e respeitado. 

Eduardo Paparotti
Aposentado

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.