19 de abril de 2024 Atualizado 17:36

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Editorial

Busque a 3ª dose

Alta de casos de Covid-19 sentida nos últimos dias exige que a população busque a dose de reforço; é preciso evitar casos graves e internações

Por Redação

22 de maio de 2022, às 17h41

Reportagem que mancheta a edição deste domingo volta a alertar sobre o comportamento do coronavírus em Americana e região. Pode já ser perceptível ao leitor que os infectados com a Covid-19 crescem a cada dia – um amigo, um parente, um colega de trabalho, uma família inteira… A percepção de circulação mais próxima do vírus é uma realidade provada por dados.

Referência para monitorar a doença pelo Estado, a plataforma SP Covid-19 Info Tracker já aponta, há alguns dias, uma taxa de contágio acima de 1 e crescendo, o que indica que, a cada infectado, o vírus continua se espalhando. A apuração da repórter Ana Carolina Leal traz ainda os relatos de especialistas, médicos e biomédicos de laboratórios que fazem testes de Covid-19, que retratam um mesmo cenário, de mais gente com sintomas, procurando diagnósticos e tendo resultados positivos.

A flexibilização no uso de máscaras e a chegada de um período já historicamente marcado por infecções respiratórias são fatores preponderantes desta nova onda de contaminações, para qual há solução – ao menos de se evitar agravamentos dos doentes.

É preciso que a população reforce a proteção com a vacinação. Hoje, a terceira dose (ou dose de reforço para quem tomou Janssen) está disponível para todos os adultos. Adolescentes imunossuprimidos também.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Em Americana, a prefeitura afirma que cerca de 64 mil moradores já poderiam se vacinar com a terceira dose, mas ainda não o fizeram. Na cidade, cerca de 196 mil completaram o ciclo inicial de imunização, com duas doses ou dose única.

Há necessidade, no entanto, do reforço para que se evite o surgimento de subvariantes bem como para que um novo pico de casos não leve a altas taxas de internações, ainda mais em um cenário epidemiológico dividido com a dengue e outras doenças respiratórias. Busque a terceira dose.

O Liberal

Neste blog, você encontra a opinião do Grupo Liberal por meio dos textos editoriais. Há mais de 70 anos, no coração e no espírito, compromisso com a verdade.