05 de outubro de 2024 Atualizado 18:23

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Artigos de leitores

‘Buraco negro’ envolve muitos partidos políticos

Por Oswaldo Vicentin

03 de setembro de 2024, às 08h35 • Última atualização em 03 de setembro de 2024, às 08h36

Quando se fala em buraco todo mundo assusta. Mesmo porque todo mundo tem medo de buraco. Medo de cair, medo de entrar e não poder sair e medo do buraco fatal da morte que é nosso destino. Todavia, como o assunto de hoje é buraco estive lembrando do “buraco negro” descoberto pelos astrólogos na galáxia Via Láctea cujo nome é CXGNUS X-1. Esse buraco engole estrelas e planetas. É um verdadeiro sumidouro.

Todavia, nessa história de buracos acabei me recordando que aqui no Brasil também temos muitos buracos. E não é buraco na terra ou no mar ou no rio. É buraco na política. Também proporcionalmente falando não se trata de um buraco negro Via Láctea, mas de um buraquito negro.

Entretanto, embora possamos chamá-lo de buraquito negro, ele tem também com raras exceções a ação de esconder, consumir que é nada mais ou nada menos que o dinheiro e propriedade do nosso povo. Buraco que podemos chamar de fundo eleitoral ou orçamento secreto. E olha que já fez comprovadamente muitos estragos na nossa economia.

E tudo por quê? Porque a nossa mãe Constituição com seu berço político consentiu dar à luz para 35 partidos, cujos nomes estão registrados e administrados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Só para ter uma ideia e fazer uma comparação. Os Estados Unidos possuem dois partidos. A Alemanha tem 15 e a Holanda também. Na Inglaterra são 16, sendo que a Itália possui três, a Argentina seis e o Chile quatro. O que nós temos é um buraco negro, ou seja, uma aberração de 35 partidos políticos.

E pra que tudo isso? Por terem suas ideologias em benefício do povo? Lógico que não podemos generalizar. Mas a maioria desses partidos foi formada para pegar grana e comprar imóveis, carros, mansões, tomar champanhe na França conforme fatos comprovados. O que nos conforta é que agora a PF (Polícia Federal) e a Policia Científica, sob coordenação do STF (Supremo Tribunal Federal) e TSE, estão investigando esse buraco negro brasileiro, onde some tudo, principalmente o nosso dinheiro.

Agora os três poderes se uniram para aprovar as emendas que dão destino ao nosso dinheiro. Será tudo com transparência. Aleluia! Isto nunca havia acontecido no Brasil. Além do mais, isso significa harmonização dos três poderes. Ou seja, Legislativo, Judiciário e Executivo. Acreditamos que esse é o verdadeiro interesse do povo democrático, principalmente dos oprimidos. 

Oswaldo Vicentin
Contador, jornalista e escritor

Colaboração

Artigos de opinião enviados pelos leitores do LIBERAL. Para colaborar, envie os textos para o e-mail opiniao@liberal.com.br.