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Presença Digital

Branding x Resposta Direta: qual escolher para a sua empresa?

As estratégias de marketing são imprescindíveis para empresas que buscam crescer e se destacar no mercado

Por Ronnye Freitas / Ricardo Forti

24 de junho de 2022, às 14h11

Independente do nicho, toda empresa visa estar em constante ascensão, destacando-se no mercado, principalmente em meio aos concorrentes. Para isso, as estratégias de marketing são fundamentais, pois conseguem fazer a conexão da empresa com o seu público-alvo de modo mais assertivo.

No entanto, apesar de visar o mesmo objetivo final: visibilidade e consequentemente mais lucro, as estratégias de marketing não são todas iguais e podem cursar trajetórias totalmente diferentes para alcançar uma meta, focando em ações iniciais divergentes entre si, como é o caso do branding x marketing de resposta direta.

Então, qual a diferença entre eles e como saber qual é a melhor escolha para a sua empresa? Vamos descobrir neste artigo!

Branding
Branding é uma estratégia de marketing mais tradicional que, inclusive, surgiu bem antes da era do marketing digital. Trata-se de um conjunto de ações, campanhas, técnicas e táticas que buscam fixar a sua marca na mente do seu público-alvo, sem requerer que ele tome uma ação imediata.

Funciona basicamente assim: através desta estratégia, a sua marca fica tão impregnada no subconsciente do consumidor que, futuramente, na hora de comprar um produto, ele acaba optando pelo produto que você oferece.

No entanto, para essa estratégia ser realmente um sucesso, a empresa precisa ter recursos consideráveis, pois precisará investir muito dinheiro, principalmente em mídias como comerciais de televisão e outdoors, por um longo período de tempo, no qual o retorno financeiro pode ser a longo prazo.

Por falar em longo prazo, apesar do investimento maior mencionado anteriormente, essa estratégia costuma dar bastante resultado e exemplos disso são as grandes marcas de sucesso como Coca-Cola, McDonald’s e, até mesmo, o banco digital roxinho, Nubank.

Resposta direta
O marketing de resposta direta, diferentemente do branding, requer que o público-alvo tome uma ação imediata, seja comprando um produto através de um anúncio ou se inscrevendo em uma Landing Page (LP) para adquirir um e-book, por exemplo.

Essas ações mais diretas proporcionam resultados imediatos e tem um custo bem menor, quando comparado ao do branding. Além disso, o marketing de resposta direta é mensurável, ou seja, você consegue saber qual ação da estratégia gerou mais resultados para o seu negócio.

Esse tipo de estratégia costuma ganhar força, principalmente, em redes sociais como Facebook e Instagram, anúncios no Google e e-mail marketing. Seu investimento é razoavelmente baixo e pode gerar um bom retorno financeiro, mesmo a curto prazo, sendo uma ótima opção para empresas menores que buscam resultados rápidos sem precisar investir muito.

Branding x resposta direta: qual escolher?
O primeiro passo antes de adotar uma dessas estratégias é saber o que a sua empresa busca de curto a longo prazo e quanto você pode investir nela.

O branding é uma estratégia que dá muito certo principalmente para grandes empresas que possuem recursos para investir em campanhas por um longo período, sem se preocupar com um retorno financeiro imediato. Então, se o que você deseja para a sua empresa é primeiramente visibilidade e, então, o retorno financeiro, o branding é uma ótima opção.

Já a resposta direta funciona muito bem e é indicada para empresas grandes e pequenas que buscam um retorno financeiro mais rápido através de campanhas mais acessíveis, porém sem tanta visibilidade como o branding.

Ronnye Freitas / Ricardo Forti

Tudo o que você precisa saber sobre como empreender na internet, por Ronnye Freitas e Ricardo Forti, sócios de uma agência de marketing em Americana